Taiadablog: Cachaça, bagunça e ... !!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cachaça, bagunça e ... !!!

Voos de fretamento são muito divertidos, pelo menos para mim, que fico na cabine de comando, já que para os comissários nem sempre é um voo fácil. Ultimamente tenho feito este tipo de voo para Natal, Porto Seguro, Caldas Novas e Punta del Este. A maioria destes voos é fretada pelas grandes operadoras de turismo.
O “perfil” dos passageiros nestes voos é muito diferente dos voos regulares. Nos voos para Caldas Novas há muitas famílias com crianças pequenas e também passageiros da terceira idade, pois geralmente o destino é a pousada do Rio Quente com suas piscinas de águas térmicas. Muitos destes passageiros estão viajando pela primeira vez de avião e embarcam cheios de duvidas: qual é o assento (esta escrito no cartão de embarque), como reclinar e colocar o assento na vertical e até como usar o banheiro do avião. Os comissários precisam ser pacientes, especialmente com os mais idosos, que necessitam de uma atenção maior, além de querer contar a eles suas estórias, porque estão viajando, que foi o filho que sugeriu e etc.

Nos voos para Punta os passageiros se destinam ao Conrad, que é um Hotel Resort-Cassino, e por isso, costumam ser pessoas de maior poder aquisitivo e que estão acostumadas com viagens de avião. Não dão trabalho algum aos comissários, conhecem a rotina a bordo, usam o cinto de segurança, sabem que para a decolagem e pouso a poltrona deve ficar na vertical, não se levantam com o avião em movimento em solo e sabem usar o banheiro de avião sem qualquer explicação!

Como gosto do contato com os passageiros, fica fácil agradá-los em meus anúncios pelo sistema de som. Nestes voos de fretamentos estão todos passeando, ninguém está viajando para visitar parentes doentes ou por outro motivo que não seja lazer e diversão. Indo para Caldas Novas eu costumo dizer aos passageiros que eu já estive na Pousada do Rio Quente e que eles certamente vão curtir muito ficar dentro das piscinas e também o astral da pousada. Nos fretamentos para Punta eu comento que o Hotel Cassino Conrad (que eu não conheço) é muito legal, desejando a eles muita sorte nos jogos e que voltem ao Brasil mais ricos do que estão ao desembarcar em terras uruguaias. Os passageiros adoram!

O voo de fretamento que eu mais gosto é Porto Seguro. Há casais com crianças, em lua de mel, idosos e sobretudo, jovens. Em alguns deles, principalmente de agosto a novembro, quase a totalidade dos passageiros estão na faixa de 15 a 20 anos, quando as operadoras de turismo levam turmas inteiras de adolescentes que estão prestes a concluir o colegial.
 
Imagine o estado de euforia de grupos de 30 ou mais colegas de classe em viagem de formatura! Eles já embarcam fazendo algazarra, brincando de “sacanear” uns aos outros, e arremessar papeizinhos e outras coisas nos amigos.
 
Em um destes voos, durante a decolagem, um pequeno grupo de rapazes repetia animado: cachaça, bagunça e pu _ _ ria! A equipe de comissarios precisa ter muuuuita paciência, sabendo quando entrar na brincadeira, mantendo o profissionalismo sem descuidar da segurança a bordo. Como os jovens são muito irreverentes, os comissarios precisam ter cuidado e “jogo de cintura” para que esta irreverência não se torne insolência e falta de respeito.

Nos voos de ida a Porto Seguro, ao efetuar o “speech” aos passageiros pelo sistema de som, costumo comentar sobre a tranquilidade de Arraial D’Ajuda e Trancoso, sobre o agito dos bares com música ao vivo, as opções para compra de artesanato e dos inúmeros restaurantes da cidade. Recomendo a eles que bebam com moderação, mantenham-se alimentados, que abusem do protetor solar e que se divirtam. Eles adoram, gostam tanto que até aplaudem!

Na volta de Porto Seguro o clima é um pouco diferente, os jovens embarcam bronzeados e muitas das meninas com trancinhas “afro” nos cabelos. Em meu anúncio, depois das informações de praxe, comento com os passageiros que eu tenho uma filha de 15 anos que há tempos vem me dizendo que quando concluir o colegial pretende viajar para Porto Seguro, o que é a mais pura verdade. Digo que esta idéia me deixa de cabelos em pé, e que não sei se vou permitir. Peço a eles que me ajudem, e que se manifestem os que acham que eu tenho razão em me preocupar, e que não devo permitir que ela faça este tipo de viagem. Uns poucos se manifestam. Em seguida peço que se manifestem aqueles que acham que é bobagem da minha parte, que minha filha vai ter juízo e responsabilidade suficiente quando chegar a hora, e que eu devo sim, permitir que ela vá nesta viagem. Da cabine de comando ouve-se o barulho da maioria. Os passageiros desembarcam felizes e eu também!

Me divirto muito nestes voos e quando chego em casa meu filho logo me pergunta se naquele fretamento os passageiros eram do tipo família, terceira idade ou “cachaça, bagunça e .........”


Comandante Beto Carvalho é aviador e piloto dos grandes jatos
htpp://betocarva.blogsopt.com

Nenhum comentário: