Taiadablog: INPE inaugura Tupã, o Supercomputador !!!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

INPE inaugura Tupã, o Supercomputador !!!

Nesta terça -feira, o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de Cachoeira Paulista inaugurou o  supercomputador, que vai aprimorar a qualidade das previsões meteorológicas feitas pelo Instituto.

O supercomputador, intitulado Tupã, é um modelo XT6 capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo, o que vai permitir maior confiabilidade das informações.

O Tupã é um dos mais poderosos supercomputadores do Hemisfério Sul e, agora, está instalado na região. "O supercomputador vai permitir melhor qualidade do diagnóstico da previsão. Ele é a principal ferramenta do Inpe no que diz respeito a tecnologia de última geração", revela Marcelo Seluchi, meteorologista do Inpe.
 
Com a chegada do supercomputador, será necessária a migração de dados armazenados no antigo modelo NEC SX6 para a nova máquina. Segundo o diretor do Inpe, Gilberto Câmara a migração deve ser concluída ainda no início de 2011.
 
Na cerimônia de inauguração, também estiveram presentes o prefeito de Cachoeira Paulista, Fabiano Vieira, o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, representando o Ministro Sergio Rezende. e o diretor científico da Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Carlos Henrique de Brito Cruz.
 
Só nos resta esperar que agora, a Rede Globo consiga passar para o telespectador, uma previsão mais realista, sem a utilização de termos técnicos complicados e de desnecessária utilização afinal, para que saber de uma "zona de convergência do atlântico sul" ou ainda "corredor de baixa pressão" e outras balelas mais, não é mesmo?

Um comentário:

Glayson Chagas disse...

A chegada do Tupã é muito importante para a meteorologia do Brasil, mas o que ainda precisa haver é um crédito maior dos orgãos responsáveis pelas medidas de prevenções, quanto aos boletins e alertas gerados pelos núcleos de meteorologia!