Taiadablog: São José cria equipe de apoio do calçada segura !!!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

São José cria equipe de apoio do calçada segura !!!

Vamos melhorar as calçadas de Caçapava?
A Prefeitura de São José do Campos espera ter todos os 3,6 mil quilômetros de calçadas da cidade adaptados à nova regulamentação de acessibilidade e segurança da lei da ‘Calçada Segura’ em até seis anos.

“Se tivéssemos que refazer todas as calçadas da cidade, demoraríamos no máximo seis anos”, afirmou o vice-prefeito e assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Luiz Antônio Ângelo da Silva.

“Mas como isso não será preciso, porque muitas calçadas não precisam de reforma, acredito que em menos tempo tenhamos todas as nossas calçadas devidamente adaptadas ao pedestre”, emendou.

Para tanto, a administração de Eduardo Cury (PSDB) promete criar uma força-tarefa a partir de 2011, reforçando as ações do programa, sendo que, já em janeiro a prefeitura disponibilizará uma equipe específica para auxiliar os munícipes a adequarem suas calçadas.

“Queremos manter o ritmo de trabalho que tivemos neste ano”, explicou o vice-prefeito.
De acordo com dados da assessoria, os órgãos públicos, como a Urbam (Urbanizadora Municipal S/A), Secretaria de Serviços Municipais e Secretaria de Educação, refizeram mais de 70 mil metros quadrados de calçadas, desde a reestruturação do programa, em abril deste ano.

Força-tarefa. Segundo Luis Ângelo, o grupo de auxílio aos munícipes agilizará o processo de remoção de raízes e rebaixamento, possibilitando que os moradores efetuem as adaptações necessárias.

“Muitos munícipes querem fazer a calçada mas enfrentam essas barreiras. A ideia é facilitar”, disse.

“Por se tratar de um programa contínuo, visamos a sensibilização das pessoas nessa primeira etapa e agora vimos que precisamos dar soluções para atender o munícipe”, completou Luis Ângelo.

O vice-prefeito afirmou que a principal ferramenta usada para sensibilizar a população, por meio de um grupo de idosos que visitou mais de 15 mil residências neste ano, alertando sobre a importância de se manter a calçada em boas condições, será mantida.

Cursos. Para 2011, o programa ‘Calçada Segura’ também aumentará o número de vagas em cursos de calceteiros.

“Isso faz parte da segunda etapa do nosso trabalho, que é dar ferramentas à população”, disse o assessor da pasta.

“Como teremos muitas calçadas a serem adaptadas, precisaremos de mão de obra”.  Segundo o vice-prefeito, 400 pessoas já se inscreveram para o curso de calceteiro, ministrado gratuitamente. Em 2010, foram formados 40 profissionais na área.

“O programa amadureceu. Nossa meta é que todos se sensibilizem nestes próximos seis anos, até para evitarmos a aplicação de multas”, afirmou Luis Ângelo.

Vejam os senhores munícipes caçapavenses, que belo exemplo de projeto a ser seguido. As calçadas caçapavenses são, em grande parte, uma droga de esburacadas, em declive, com degraus, ou simplesmente não existem, o que acabam por comprometer a segurança de quem por ali transita, especialmente os idosos e as jovens com saltos altos!

Um comentário:

Banzo disse...

Enquanto isso na Taiada: Prefeito manda lei cobrando tx. iluminação pública, na calada da noite. E passa na Câmara pelos vereadores puxa-sacos....PRESENTÃO DE NATAL!!!