Taiadablog: Personalidades caçapavenses !!! 1

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Personalidades caçapavenses !!! 1

Meus amigos: entre os anos 60 e 70, convivi, aqui na minha querida Caçapava , com algumas das personalidades mais controvertidas da história da cidade, as quais faço questão de retratar em nossas postagens, como que para assegurar sua imortalização e dar-lhes um digno e honroso local para que seus nomes sejam lembrados para sempre e suas histórias e particularidades não se percam na memória de quem os viveu, para que possam passá-las à seus filhos e netos.

Que descanse em paz, meu querido amigo Nescau
Pois bem, esta aqui é uma pequena parte da história de Marcos Alírio Balduque, o fantástico NESCAU, um dos maiores jogadores de poquer e sinuca que já conheci em toda a minha vida, falecido em 1976!
 
Fazia par com outro mito da história caçapavense, o também falecido Gilberto Guedes, com quem também dividia o jeito ixperto de ser, sabendo mais do que todo mundo, sempre naquela boa e saudosa malandragem característica de épocas em que se amarrava cachorro com linguiça e quando ocorria um crime de morte, o assunto ficava pairando no ar por meses a fio, tal a passificidade das pessoas de antigamente!

Dois casos marcaram sua passagem por nossas vidas àquela época: a primeira, como não podia deixar de ser, tem a ver com o jogo de cartas, ocasião em que o mesmo, não tendo dinheiro para fazer suas apostas numa roda de stick na AAC, acabou apostando, e perdendo, seu fusquinha em estado de novo, entregando-o ao vencedor que não se fez de rogado e tomou posse de imediato do veículo, para tristeza de Nescau e seus amigos!

Nescau e Maurílio, uma de nossas
próximas figurinhas!
O segundo caso, ocorreu logo depois de um jogo de cartas quando, num gesto desesperado, foi para sua casa, preparou um litro de suco, sendo metade de açúcar e metade de suco de laranja, tomou tudo e após duas horas, estava morto, vitimado por complicações do diabetes, doença pela qual nunca havia demonstrado quaisquer preocupações!

Seu amigo e parceiro, Gilberto Guedes, também não viveu muito mais, falecendo em acidente automobilístico, história que contaremos à frente!

Nossas saudações ao grande e inesquecível Nescau!

Se algum de nossos amigos daquelas boas épocas lembrar-se de mais algumas das proezas que o Nescau realizou, conte-nos, que faremos questão de integralizar à esta pequena história!


Nenhum comentário: