Taiadablog: A saúde melhorou !!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A saúde melhorou !!!

Houve uma queda de 26% nas mortes causadas no país pelas doenças cardiovasculares entre 1996 e 2007, mas elas ainda são a principal casa dos óbitos.

A redução se deve ao maior nível de instrução da população e às políticas de prevenção à saúde, como a redução do tabagismo, a promoção de alimentação saudável e o estímulo à atividade física.

Em 11 anos, registrou-se também queda de 17% nas mortes por doenças crônicas não transmissíveis. Esse grupo, que representa 67% do total de óbitos no País, inclui as doenças cardiovasculares, as respiratórias crônicas, as neoplasias (câncer) e o diabetes.


A maior redução entre as doenças crônicas foi registrada nas mortes por doenças respiratórias (enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutivas crônica, asma, etc.), o que equivale a uma queda média de 2,8% ao ano na taxa de mortalidade. Um dos fatores para esse resultado é a diminuição do tabagismo no País. De 1989 a 2009, o percentual de fumantes na população caiu de 35% para 16,2%.

Mas ao contrário da tendência geral das doenças, as mortes por diabetes apresentaram aumento de 10% no mesmo período. O principal fator associado ao crescimento é a mudança na alimentação do brasileiro. O diabetes tem relação direta com a obesidade.

Nenhum comentário: