Taiadablog: Cidadão de Pinda recebe título de Cavaleiro de São Gregório Magno !!!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Cidadão de Pinda recebe título de Cavaleiro de São Gregório Magno !!!

Em cerimônia realizada na tarde de ontem, na Igreja Catedral de Taubaté, às 16h, o Sr. Dr. João Laerte Salles, advogado de Pindamonhangaba, recebeu das mãos do Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Carmo João Rhoden, o Título Pontifício da Ordem dos Cavaleiros de São Gregório Magno.


Dr João Laerte Salles formou-se advogado em Taubaté e durante 27 anos lecionou as disciplinas de Direito Romano, Filosofia do Direito e Medicina legal.

Como ele mesmo conta, foram cerca de 50 anos trabalhando pelo interesse das pessoas mais carentes. Trabalhou diretamente em questões ligadas a Igreja, Santa Sé e ao Tribunal Canônico.

Chegou a prestar concurso público para Juiz Federal dos Territórios, passou, mas não assumiu o cargo para se dedicar à obra de restauração e reconstrução do Palácio Palmeiras, atual sede do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, que havia iniciado. Dr. João Salles comenta que acompanhou passo a passo a obra do Palácio Palmeiras.

Por toda a vida dedicada a estes trabalhos, agora recebe o Título de Cavaleiro de São Gregório, que segundo ele foi uma surpresa. “Eu não sabia que estava sendo monitorado. Eles anotaram tudo o que fiz. Sinto-me muito satisfeito. É a satisfação do dever cumprido”, revela Dr. João Salles.
Alguns dos brasileiros que foram honrados com Título da Pontifícia Ordem foram: Marquês de Paranaguá e Oscar Niemeyer.

A Ordem Pontifícia de São Gregório Magno foi criada em 1º de setembro de 1831, pelo Papa Gregório XVI e possui 4 classes: Cavaleiro / Dama grã-cruz de primeira classe; Cavaleiro / Dama grã-cruz de segunda classe; Cavaleiro / Dama Comendador(a) e Cavaleiro / Dama.

Normalmente este título é conferido aos homens e mulheres, na maioria das vezes católicos, como forma de reconhecimento aos serviços prestados à Igreja, apoio à Santa Sé e bom exemplo à sociedade. Segundo à Igreja, as pessoas honradas com o Título devem manter a confiança que foi alcançada, servindo à Deus e ao pontífice.

Quem se torna membro da Ordem tem o privilégio de ser saudado pela guarda Suíça do Vaticano, além de ter prioridade à Ordem de São Silvestre Magno, Ordem de Malta e Ordem do Santo Sepulcro.

Outro privilégio conferido ao membro é o direito de andar a cavalo dentro da basílica de São Pedro, no Vaticano, o que já não é feito  há muito tempo.

Os cavaleiros da classe Grã-cruz de 1ª classe recebem o tratamento de Sua Excelência.

2 comentários:

Brasilino Neto disse...

Parabéns meu estimado Mestre Doutor Professor João Salles, de quem tenho o privilégio de ser amigo e pude com ele aprender as matérias que lecionava na Universidade de Taubaté, mas sobretudo, aprender com ele como devemos nos conduzirmos na vida.

Jansen Terra disse...

Ao meu estimado Grande Mestre, Professor Doutor, do qual tive o privilégio de receber ensinamentos,desejo-lhe muitas feliicidades e que continue a trasnferir seus conhecimentos a todos aqueles que tiverem oportunidade de ser seus alunos. Pessoas como este Grande Mestre são poucas no nosso meio.