Taiadablog: São Luiz do Paraitinga, em SP, é declarada patrimônio histórico nacional !!!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

São Luiz do Paraitinga, em SP, é declarada patrimônio histórico nacional !!!

Casarões da região central de
São Luiz do Paraitinga
O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou por unanimidade a proposta, apresentada pelo Iphan-SP, de declarar a área do centro histórico e entornos de São Luiz do Paraitinga (182 km de São Paulo) patrimônio histórico nacional.
 
A decisão foi tomada pelo conselho consultivo nacional em reunião realizada no Rio de Janeiro (RJ) na manhã desta sexta-feira.

Fundada em 1769, São Luiz do Paraitinga foi arrasada pela enchente provocada por fortes chuvas em janeiro deste ano. O processo de tombamento nacional, que já estava em curso, foi acelerado pela tragédia.

De acordo com a superintendente do Iphan em São Paulo, Anna Beatriz Ayroza Galvão, a proposta vai valorizar a área construída do centro histórico, os vazios e a paisagem urbana --não somente os imóveis.

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo) já havia tombado 450 imóveis da cidade em processos que datam de 1974 a 1982.

Imagem mostra igreja Matriz antes e depois das cheias
que destruíram parte de São Luiz do Paraitinga 
Após o tombamento, a cidade passará pelo processo de elaboração de novas regras de construção e reformas. De acordo com Anna Beatriz, as normas serão feitas em conjunto com a população e a prefeitura.

"Não adianta tombar se não existir comprometimento dos moradores e do poder local para preservar a área em seus aspectos mais essenciais", disse Anna!

A população tem o dever e a obrigação de fiscalizar todo o processo de tombamento e conservação da cidade.

Nenhum comentário: