Taiadablog: Sabesp dificulta o entendimento da Conta Mensal !!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sabesp dificulta o entendimento da Conta Mensal !!!

Meus amigos: recebi na data de hoje, como quase todo mundo, a minha Conta Mensal de Serviços de Água e Esgotos, emitida pela Sabesp e fico, cada mais mais impressionado com a capacidade das concessionárias, em dificultar o trabalho de fiscalização por parte do munícipe!

Vejam só a conta ao lado:
18 R?  20R?  23R?  Ajuste 1.500?  Serviços PARC  VAL REAGR?
Consumo excedente?

Mas o que é isto?
Não fui informado de nada!
Não tenho nenhum consumo excedente!
Que história é esta?

Acho que este tipo de alteração na Conta Mensal, deveria estar todo explicado, passo a passo, no saite da empresa na internet, não é? Só que lá, além de não se ter nenhuma notícia sobre o assunto, ainda não se consegue acessar o link "Fale conosco", para que se possa exigir explicações!

E não pensem que não se consegue acessar o "Fale Conosco" por alguma falha de sistema não! É claro que algum espertalhão botou o dedo no assunto, para evitar que os usuários reclamem!

Gostaria e exijo explicações com relação ao assunto!

9 comentários:

Pereira disse...

JC a SABESP divulgou de várias maneiras o que está acontecendo nesta conta, bem antes deste modelo entrar em prática. O que acontece é o seguinte, normalmente a conta é cobrada a cada trinta dias e os encargos incide sobre os trinta dias, se o consumo for alto paga se mais caro certo? Com a implantação da nova conta o período da primeira conta está contando em alguns casos até 45 dias de consumo o que no caso se for cobrado sobre o consumo sem considerar uma demora gerada pela própria SABESP, devido a implantação, os moradores acabariam pagando um imposto mais alto sendo que este não tem culpa. Então a SABESP está dividindo esta diferença, em que será cobrada em 10 parcelas futuras sem juros. Espero ter esclarecido.
Um Abraço

Timoneiro disse...

A SABESP é Companhia séria e absolutamente compreensível a explicação de Pereira. A implantação do novo sistema decorre da tecnologia e somente vem trazer benefícios e economia. Se o consumidor tiver um pouco de discernimento e boa vontade entende tudo com razão e lógica.

Felipe Costa disse...

Esse artificio de medir 15 dias em média após o falso excedente de xx m3 também foi colocado na minha tarifa, que "por benevolência" a SABESP me cobrou como serviço em 10 vezes ,estou pagando a mais do que o devido. É de se salientar que esta mesma lógica tirana e locupletar de pura apropriação indébita e enriquecimento ilícito já foi utilizada outras vezes pela dita empresa.
Como posso ter consumido 15 dias excedentes se as medições não mostram isso.
Consumo mês de Maio
Leitura anterior 449
Leitura atual 473
Consumo 24
Consumo mês de Junho 15 dias excedentes
Leitura anterior 473
Leitura atual 510
Consumo 37
Já estou pagando 15 dias excedentes na tarifa. Meu consumo nunca ultrapassou os 27 m³ mês tendo como base de calculo R$1.98.
Mas para minha surpresa além dos 37 m³ a SABESP me cobrou 20 m³ a mais. E usando como base de calculo a tarifa entre as faixas de consumo de 32 a 46 m³ que é de R$3.04 e não R$1.98 para consumo até 31m³. Um roubo. Que eu saiba sou cobrado pelo consumo do m³ e não pelos dias do mês. Se a SABESP ficar três meses sem efetuar a medição vou pagar pelo consumo calculado entre a leitura anterior e a leitura atual e não devo pagar pela faixa de consumo maior, pois o erro não foi meu.
Por isso a dificuldade de entendimento. Isso já é feito de forma pensada. Alguém está lucrando com isso. CPI da SABESP já. Sei que o PSDB adora arquivar CPI em SP. Mas vou até o MP pedir uma apuração do caso.

Anônimo disse...

O Sr Pereira que me desculpe mas não esclareceu nada como esperava, recebi minha "nova" conta e também estranhei a "codificação" também não entendi nada desse tal de consumo excedente, tanto que após procurar no site que não tem explicação nenhuma (o que também não me causou grande surpresa) acabei indo para o Google e cheguei aqui. Como uma companhia séria, conforme avaliação do Sr. Timoneiro, a SABESP no mínimo deveria ter enviado uma carta aos consumidores explicando claramente o que esses códigos e excedentes querem realmente dizer ou talvez colocar no site, já seria suficiente para não levantar suspeitas.
Mas temo ainda que fiquemos sem a devida resposta, pelo menos por parte da SABESP.


PRJ

Anônimo disse...

O Pereira, larga a mao de ser pucha saco. Vc deve ser da diretoria. Esse tal comunicado só vc viu pq sou de SJC e nunca me chegou comunicado nenhum. Outra, se minha empresa precisa de tecnologia, tem de ser investimento proprio e não cobrado do consumidor. Outra coisa é o valor cobrado pela agua é um absurdo pq se eu gastar mais, vou pagar muito mais. Ai vc passa em uma rua e vê por duas as veses tres semanas agua vasando e ninguem faz nada. depois vem dizer que a demanda de funcionarios e blablabla... é incrivel como o governo que nós colocamos para nos reger, faz a safadeza ed ainda aprovar os abusos dessa gente.....

Anônimo disse...

Sr. Pereira meu consumo é abaixo de 10m3, mas sempre pago o minimo de 10m3, que diferença de imposto eu teria que pagar se minha conta é tarifada pelo valor minimo?

Anônimo disse...

Realmente, precisamos tomar atitude contra esta tarifa. Isso foi de caso muito bem pensado, na minha opinião para pagar a conta do novo sistema. Eu pago o minimo, consumindo média de 5 ao mês. A leitura dos 45 dias foi de 10m, e não "preciso" que a sabesp divida o excedente, prefiro que me cobre os 10 (que esta dentro do valor minimo), o que não interessa a ela, somente a mim e os demais consumidores que se sentirem lesados. No meu jeito de ver PEREIRA, primeiro lugar vem o consumidor, no máximo a sabesp deve cobrar os dias excedentes e não referente a 30 dias porque na minha matematica 15 é metade de 30. Vou ao PROCON, e se não for suficiente, vou ao MP e gostaria de saber que mais pessoas se importam em pagar coisas que não devem.

Angela disse...

Nossa e incrivel como a Sabesp faz de tudo para dificultar a nossa vida. Em 2010, derepente,minha conta de R$90 reais foi para R$ 600,dai claro liguei na Sabesp que mandou um tecnico na minha casa que constatou que nao havia nada de errado, porem, e claro, quem ficou no prejuizo foi eu. Acreditem se quiser aconteceu de novo me mandam essa bomba logo no começo do ano!!???Ninguem merece, desta fez não vou deixar por isso mesmo. Vou no procon! Vou pagar mais quero reaver meu dinheiro.Ja que eu não ganho a participação de lucro da Sabesp.Isso e um roubo e desta vez vou denunciar!!

Adri disse...

aconteceu comigo também isso é um absurdo...no mes de fevereiro eu gastei 46 m3 e veio 154,00 pois eu enchi uma piscina de 15,000 litros e no mês de março que não havia mas a piscina eu gastei 33m3 e a minha conta veio 210,00 reais e um tal de consumo excedente de 30 dias de 86,71 que eles estão parcelando em 10x ....kkkk