Taiadablog: O exemplo de Teotônio Vilela !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O exemplo de Teotônio Vilela !!!



O alagoano Teotônio Vilela, um dos grandes nomes da política brasileira.
 
É sempre bom lembrar que o Congresso já produziu figuras inesquecíveis e de extremo valor para a história e a democracia. Um desses nomes é o senador Teotônio Vilela, que até mereceu a canção “Menestrel das Alagoas”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e cantada por Fafá de Belém, em sua homenagem. 
 
Durante o período do general Ernesto Geisel na Presidência, Teotônio abraçou a causa da reabertura política, mesmo sendo parlamentar filiado à Arena, partido de apoio ao governo militar. 
 
Aliou-se à oposição liderada por Ulysses Guimarães no processo de redemocratização, acompanhando-o nas viagens e caminhadas pelo País. Em 1979 mudou-se de vez para o então MDB, antiga sigla do PMDB. 
 
Lutou pela Anistia e subiu nos palanques do Diretas-Já, o projeto que previa eleições populares para Presidente da República. Em 1982, teve de abandonar a política, acometido pelo câncer que viria tirar sua vida em novembro de 1983. 
 
Lembrou-me bem de seu último discurso, quando disse que a morte lhe tiraria a vida, mas não levaria a luta que sempre teve pela liberdade.

Nenhum comentário: