Taiadablog: Fotografia é história !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotografia é história !!!


“Prenúncio de nuvens negras sobre a Praça dos Três Poderes”. Pequeno texto de uma discreta nota publicada na página 4 do Jornal do Brasil, em 13 de dezembro de 1968.

Tanto na Presidência da República quanto no Congresso, percebia-se que o País estava diante de uma hora grave. A Comissão de Justiça da Câmara tinha negado autorização para que se abrisse processo contra o deputado Márcio Moreira Alves. 
 
O parlamentar havia proferido discurso convocando o povo a boicotar as festividades do 7 de Setembro. O presidente Costa e Silva – e outros militares da chamada linha-dura das Forças Armadas – queria puni-lo por desrespeito aos ideais do Golpe Militar de 1964, mas com a negativa não podia fazê-lo, impedido pela Constituição. 
 
Então editou o Ato Institucional Número Cinco. O AI-5. Era uma profunda intervenção constitucional com a qual o Governo fechou a Câmara e o Senado, cassou o mandato de vários parlamentares, instituiu a censura prévia à imprensa, ao teatro, música, cinema e tudo que pudesse produzir opinião. 
 

Nenhum comentário: