Taiadablog: Tancredo Neves !!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tancredo Neves !!!


Doutor Tancredo Neves era uma das “raposas” da política mineira e do Brasil. Bacharel em Direito, entrou para a Aliança Liberal que levou Getúlio Vargas ao poder, em 1930. 
 
Tornou-se deputado federal em 1950, na mesma eleição em que seu aliado e conterrâneo Juscelino Kubistchek elegeu-se presidente da República. Foi primeiro-ministro no governo João Goulart e fez oposição à Revolução de 1964. Avô do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, hoje no PSDB.
 
Ao lado de Ulysses Guimarães, lutou pela redemocratização do país. Era um dos líderes do movimento Diretas-Já e foi eleito presidente para suceder ao general João Figueiredo. Foi também ministro, senador e governador. 
 
Morreu aos 75 anos, antes de assumir o Palácio do Planalto, sendo substituído por seu vice José Sarney.

Algumas fotografias contêm muito mais de futuro que de passado e presente. Trazem referências que, ao “lê-las”, podemos perceber algo de premonitório. 
 
Esta, por exemplo, do doutor Tancredo Neves é um típico exemplo. Ele chega ao edifício da Câmara apalpando com a própria mão o abdômen. Um ano depois ele viria a ser internado no Hospital de Base de Brasília e depois transferido para o Hospital das Clínicas de São Paulo, onde sofreu sete cirurgias para curar de uma diverticulite, a doença que acabou por tirar sua vida no dia 21 de abril de 1985!

Nenhum comentário: