Taiadablog: Os cem anos do maestro Eleazar de Carvalho !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Os cem anos do maestro Eleazar de Carvalho !!!

Considerado um dos maiores regentes da história do Brasil, Eleazar de Carvalho nasceu em Iguatu, Ceará, em 28 de junho de 1912. Seus primeiros ensinamentos musicais aconteceram na Marinha, onde fez parte da Banda de Fuzileiros Navais. Pouco tempo depois já ingressava na Escola Nacional de Música, onde se formou com méritos. Foi professor de regência da Juilliard School e Yale University e detentor do título de diretor e regente Emeritus da Sinfônica de Saint Louis.


 

O maestro Eleazar de Carvalho esteve à frente das maiores orquestras do mundo, Orquestra de Boston, Filarmônica de Viena, Filarmônica de Israel e todas as importantes orquestras da França, Bélgica e Itália. No Brasil foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo, de Porto Alegre, de Recife, da Paraíba, e por último, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A universidade de Yale lhe prestou homenagem instituindo o Eleazar de Carvalho Scholarship, para alunos de regência. O Festival Internacional de Música, por ele implantado no Brasil e promovido pela Fundação Eleazar de Carvalho, juntamente com o Governo do Estado do Ceará, já está em sua quinta edição. 

A Prefeitura de Iguatu em parceria com o Sistema Fecomércio fundaram a Escola de Música Erudita Maestro Eleazar de Carvalho. Alguns alunos da Escola fazem parte da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, composta de 12 músicos, todos do Município de Iguatu. A Orquestra tem reconhecimento nacional.

O Brasil inteiro deve uma grande homenagem à este maestro, considerado um dos maiores do mundo e porque quem sempre nutri simpatia, não só por sua atuação à frente das melhores orquestras mas, principalmente, pela sua simpatia e retidão.

Fui um dos organizadores de um concerto feito pela OSESP no Hangar do X-10 do Centro Técnico Aeroespacial, por volta de 1972, tendo o prazer de trocar algumas palavras em particular com o maestro!

Nenhum comentário: