Taiadablog: Folhas de coca !!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Folhas de coca !!!


Quem viaja à Bolívia encontra nas feiras de rua, nos mercados, nas farmácias e quitandas uma cena muito comum: o comércio de folhas de coca. 
 
Faz parte da cultura e da história do país e, sobretudo, garante a sobrevivência de milhares de cultivadores da planta. Segundo contam, tem objetivo medicinal. 
 
Em alguns hotéis, bares e restaurantes o chá de coca é servido naturalmente. É remédio para acalmar o espírito. Mas, no interior do país, onde os níveis sociais do povo são ainda mais baixos, são usadas para mastigação, como forma de enfrentar os efeitos das grandes altitudes e aplacar a fome.

Roberto, um dos guias da região de Tarija, de onde vinha o costume de mascar folhas de coca, falou-me de uma lenda: em torno do ano de 1500, um velho ermitão perambulava pelo Lago Titicaca, na fronteira da Bolívia com o Peru. Escolhido pelo Deus Sol, era o guardião de um tesouro dos indígenas da região. Um dia, as tropas espanholas invadiram as terras a Leste da Cordilheira dos Andes. 
 
O eremita escondeu as jóias sagradas, evitando que os colonizadores o levassem. Ao ver a resistência do ermitão, o Deus Sol quis recompensá-lo com uma receita que viria amenizar o sofrimento de seu povo escravizado pelos algozes estrangeiros. Apareceu-lhe em sonho e disse: - Cultivem essa planta e tirem dela as folhas. 
 
Depois de secas, mastiguem-nas demoradamente. Dela sairá um sumo que, absorvido pelo organismo, lhes dará forças e fé para resistir ao inimigo. É uma das muitas lendas que existem para explicar esse hábito tão comum no interior da Bolívia!

Nenhum comentário: