Taiadablog: Vai uma taiada aí???

domingo, 27 de maio de 2012

Vai uma taiada aí???


Volta e meia nos deparamos com alguém nos perguntando: “O que é taiada e porque Taiadablog?”, como foi o caso de meu grande amigo Comandante Ricardo Salzano, e assim sendo, resolvemos registrar em postagem, o motivo e o destino deste carinhoso apelido!

Quem nasceu em Caçapava, uma hora a qualquer, vai ser chamado de taiada e vai se sentir orgulhoso. Mas, porque taiada?
 
Contam, que os soldados de fora da cidade que serviam no Regimento Ipiranga, ao serem dispensados na sexta-feira, corriam a um barzinho em frente ao quartel, onde compravam a taiada para levar às suas casas. 
 
Alegres pela folga, ainda tinham tempo para brincar com os habitantes locais: “ - Ô, taiada!”, antes de embarcarem para seus destinos. Daí veio o apelido!
 
Taiada é um doce feito com melado da cana mais farinha de mandioca e gengibre. É fervido, engrossado e depois de seco nas formas é vendido em quadrados de 10 ou 12 cm. Taiada é corruptela da forma acaipirada de talhada, doce que se deixa talhar, assim como coalhar.
 
O grande taiadeiro caçapavense, já falecido, é o sr. José Geraldo Ramos que aprendeu a fazer a taiada com seu avô, mas que passou os ensinamentos para sua esposa Auta e seu filho José Vicente, todos do bairro da Piedade.
 
Seu Toninho, tio de José Vicente, morador das bandas do Paiol é quem faz as taiadas que são vendidas no Mercado Municipal, nas bancas de Dona Rosária (64) e Dona Elvira (77). 
 
Essas duas senhoras tão bem representam o folclore caçapavense, trazendo para o mercado além da taiada, a farinha de mandioca, a rapadura, a paçoca, o colorau, o polvilho, a farinha de milho e o fubá.
 
No livro "Miçangas Folclóricas", do grande folclorista Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, há uma receita ditada por Benedito Martins que vale a pena ser transcrita: 1) mói no escorçador a cana, de preferência cristal; 2) Pega o caldo, leva ao forno de cobre ou de ferro; 3) Ferve o caldo durante 90 minutos, até ficar no ponto; 4) Desce do fogo e junta farinha de mandioca e gengibre. Forno de 20 litros, 50% de farinha e 100 gramas de gengibre moída; 5) Leva a mistura à forma de madeira, especial para isto; 6) Deixa na forma 1hora. Depois é só comer.

E vem daí, caros amigos, a homenagem que nosso blog faz a todos os caçapavenses autênticos, quatrocentões, orgulhosos da hoje relativa tranquilidade de suas ruas e de sua privilegiada localização geográfica (entre SP e Rio, Campos do Jordão, Ubatuba e Caraguatatuba, prestes a se transformar na Capital Nacional do Veículo Antigo (v. projeto em andamento na Câmara Federal).

À estes legítimos caçapavenses e autênticos taiadas, a homenagem do Taiadablog!

4 comentários:

Brasilino Neto disse...

Republicar pois saiu com incorreções. JC, ontem a Academia Caçapavense de Letras promoveu, das 9 às 17 horas, no espaço do Viva a Vida, o Primeiro Encontro Estadual de Trovadores, que contou com a presença de 95 pessoas vindas de todas as partes do Estado, como Mogi Guaçu, Mogi das Cruzes, Bragança Paulista, Santos, Guarulhos, São Paulo, Paraibuna, Pinda, Taubaté, dentre outras. Na mesma oportunidade foi a abertura do Ano Antonio Zanetti, grande trovador caçapavense. E para valorizar o epíteto "Taiada" foi distribuído aos presentes o nosso produto de exportação, a Taiada. em Vai uma taiada aí???

BLOG DO CÉSAR MAIA disse...

Amigos e Amigas, aqui no NORDESTE, Fortaleza e em todo Ceará, chamamos sua TAIADA de RAPADURA... ah, aqui pertinho de Fortaleza encontramos a Maior TAIADA, quer dizer RAPADURA do MUNDO.... por isso desde agora considero voces de TAIADA nossos irmãos... César Maia - 15/06/2012 - 4h20min - Fortaleza - Ceará - Brasil... moro em Messejana (bairro)

Anônimo disse...

taiada não tem nada a ver com rapadura....

Velho Taiadão disse...

taiada é feita com caldo de cana, farinha de mandioca e gengibre.

rapadura é feita apenas com o caldo de cana.