Taiadablog: A morte de Edmilson Viana Moura !!!

domingo, 13 de maio de 2012

A morte de Edmilson Viana Moura !!!

jcflores com Edmilson Viana Moura
Lamento, muitíssimo, em informar a morte de meu grande amigo e capacidade engarrafada jornalista Edmilson Viana Moura que, aos 81 anos, sofreu um infarto fulminante, na manhã deste domingo, dia 13!

Edmilson era membro da Academia Caçapavense de Letras, jornalista e cronista. Nasceu em Caçapava e se formou jornalista na capital. Jornalista profissional desde 1962, foi Diretor da revista “Intervalo” e da Divisão de Educação da Editora Abril, participando da edição de vários livros e fascículos, além de produzir material didático para o Mobral – Movimento Brasileiro de Alfabetização.

Tornou-se um dos criadores da Fundação Roberto Marinho, onde lançou o Telecurso 2º Grau, alcançando mais de um milhão de alunos e considerado pela Unesco a maior e mais bem sucedida experiência da teleducação mundial.

Na Rede Globo, produziu o programa “Globo Shell Profissões” e vários projetos educacionais, além de trabalhar por um período na Rede Vanguarda, em São José dos Campos.

Viveu os primeiros anos da TV no Brasil, tendo participado da produção de programas como "Clube dos Artistas", "Circo do Arrelia" e "Grande Gincana Kibon". Foi diretor da revista "Intervalo" e da Divisão de Educação da Editora Abril. 

Com toda esta incrível experiência, voltou à Caçapava, onde assinou uma das mais sensacionais colunas do jornalismo local, que acabou inspirando o Taiadablog e outros segmentos da sociedade, a valorizar os personagens que fizeram a história de Caçapava, através de fotos e documentos antigos.

jc e Edmilson, no Caffè Di Capri, em 2010
Em Dezembro de 2011 recebemos, juntos, homenagem da Prefeitura Municipal de Caçapava, através da Secretaria Municipal de Cultura, com o Diploma de Mérito Cultural, que muito nos honrou e serviu de ponte para nos aproximarmos, ainda mais, principalmente em relação às suas expectativas profissionais!

Nos últimos meses, conversamos em várias oportunidades, quando o convidei para integrar o Taiadablog para, juntos, instalarmos o primeiro jornal eletrônico do Vale do Paraíba, ao que o mesmo ficou bastante animado, passando-me, de imediato, algumas preciosas orientações, que passaram a fazer parte de imediato, do complexo editorial de nosso blog!

Respeitados todos os demais caçapavenses ilustres que passaram por minha vida, considero o meu amigo Edmilson Viana Moura, como a maior das personalidades da história de Caçapava e lamento muitíssimo sua morte, num momento em que ainda tinha muito a nos ensinar!

Minhas sinceras condolências aos familiares!

2 comentários:

Brasilino Neto disse...

JC você tem muita razão, Caçapava perde um de seus filhos ilustres, o Edmilson, correto, amigo leal e profissional de excelência. Nos deixa cedo, pois realmente ainda tinha muito há nos ensinar. Momento de tristeza para a Academia Caçapavense de Letras que perdeu um de seus mais dedicados membros e deixa ali sua marca através da beleza dos Boletins "Letras", orgão Oficial da ACL. Paz Edmilson. Saudades.

Anônimo disse...

Quero ver o insignificante jornaleco gazeta fazer homenagem póstuma ao Edmilson. Se tiver um pouquinho de brio o editor não faz sequer menção ao nome dele, por entender que Edmilson se sentiria muito incomodado ter seu nome ao lado de uma figura que ali semanalmente assenta atabalhoados e desconexos textos, que por nossa infelicidade vive nesta urbe.