Ao longo dos anos, um dos
grandes diferenciais da Cometa foi a sua frota de ônibus e serviço.
As rodomoças no final dos anos
1960, demonstravam charme vestidas de forma impecável.
Na Viação Cometa, os
ônibus que possuiam poltronas leito eram batizados de Pullman (Ciferal Flecha
de Prata sob chassi Scania-Vabis B-76) e Setebelo (Ciferal Líder 2001 sob
chassi Magirus-Deutz RSL-413 rodoviário) e as rodomoças eram chamadas de ``
corujinhas´´ e a cor do uniforme era azul e a do quepe, vermelha.
Com uma frota variada de marcas
fizeram-se presentes.Os modelos da marca Aclo, logo no início da empresa, com
carroçarias Grassi- Twin Coach, GM Coach, GM ODC, Mercedes Benz, Scania e
outras.
A partir da década de 60, surgem
os primeiros sinais de uma parceria que iria durar mais de 30 anos entre a
Scania e a empresa paulista com a aquisição dos primeiros chassis B75.
A padronização da frota com a marca sueca ocorreria logo no início dos anos 70, com o uso dos modelos de carroçerias produzidas pela carioca Ciferal. A Cometa foi considerada o maior frotista mundial com a marca Scania.
A padronização da frota com a marca sueca ocorreria logo no início dos anos 70, com o uso dos modelos de carroçerias produzidas pela carioca Ciferal. A Cometa foi considerada o maior frotista mundial com a marca Scania.
Houve uma prática na empresa
paulista de apelidar as carroçarias nacionais utilizadas, pois não era de praxe
um modelo sair de fábrica com algum nome.
Algumas receberam nomes bem curiosos, como o Papo Amarelo ou o Turbo Jumbo.
Algumas receberam nomes bem curiosos, como o Papo Amarelo ou o Turbo Jumbo.
O Dinossauro foi a carroçeria
padrão de 1973 até 1983, quando a sua fabricante Ciferal pediu concordata.
Esse modelo se destacou por ser construído com duralumínio, material que reduz o peso poupando esforços do motor e promovendo economia de pneus e combustível.
Esse modelo se destacou por ser construído com duralumínio, material que reduz o peso poupando esforços do motor e promovendo economia de pneus e combustível.
Com a falência da empresa
carioca, a Viação Cometa constituiu a CMA – Companhia Manufatureira Auxiliar e
iniciou a fabricação própria de seus ônibus. ( Pesquisa Antonio Ferro - Foto
Ricardo Caruso )
- Em abril de 1983, o primeiro ônibus fabricado pela CMA; o Flecha Azul.
- Em 1984,é lançado o primeiro Flecha Azul Automático.
- Em 1985,é lançado o Flecha Azul II.
- Em 1987,o Flecha Azul recebe nova traseira, com aumento de 3 para 4 lanternas em cada lado, sinalizadoras de direção na parte frontal e nas laterais, e novas lanternas "sinaleiras" superiores, na parte frontal e traseira do veículo.
- Em 1993,é lançado o Flecha Azul III. O veículo passa a ter seis janelas em sua extensão total,
- Em 1995,é apresentado o Flecha Azul IV, que mantém os itens do Flecha Azul III, e incorpora as rodas de alumínio da Alcoa, na época o modelo mais caro de rodas em alumínio comercializado no Brasil.
- Em 1996,é lançado o Flecha Azul V, e a série Flecha Azul VI Leito ( com ar condicionado ecológico da Thermo King ).
- Em 1996,é lançado o Flecha Azul VII.
- Em 1998,é lançado o Flecha Azul VIII.
- Em 1999,a CMA produz seu dois últimos Flecha Azul.
Em 2001,após a saída de um dos herdeiros na sociedade da Cometa, a companhia acabou sendo adquirida pelo grupo JCA.
- Em abril de 1983, o primeiro ônibus fabricado pela CMA; o Flecha Azul.
- Em 1984,é lançado o primeiro Flecha Azul Automático.
- Em 1985,é lançado o Flecha Azul II.
- Em 1987,o Flecha Azul recebe nova traseira, com aumento de 3 para 4 lanternas em cada lado, sinalizadoras de direção na parte frontal e nas laterais, e novas lanternas "sinaleiras" superiores, na parte frontal e traseira do veículo.
- Em 1993,é lançado o Flecha Azul III. O veículo passa a ter seis janelas em sua extensão total,
- Em 1995,é apresentado o Flecha Azul IV, que mantém os itens do Flecha Azul III, e incorpora as rodas de alumínio da Alcoa, na época o modelo mais caro de rodas em alumínio comercializado no Brasil.
- Em 1996,é lançado o Flecha Azul V, e a série Flecha Azul VI Leito ( com ar condicionado ecológico da Thermo King ).
- Em 1996,é lançado o Flecha Azul VII.
- Em 1998,é lançado o Flecha Azul VIII.
- Em 1999,a CMA produz seu dois últimos Flecha Azul.
Em 2001,após a saída de um dos herdeiros na sociedade da Cometa, a companhia acabou sendo adquirida pelo grupo JCA.
Um comentário:
Andei muito nestes ônibus, não tirava os olhos das rodomoças,que saudade.
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