Taiadablog: O desemprego ameaça, di novo, à Caçapava !!!

sábado, 17 de julho de 2010

O desemprego ameaça, di novo, à Caçapava !!!


Outro grande perereco na agitou a cidade na manhã desta sexta feira, oportunidade em que trabalhadores de duas empresas locais, a Italspeed ( que está fechando um setor da produção e pode demitir 120 empregados) , e a Refrex, (que, segundo o sindicato, está de mudança para Mairinque), foram às ruas protestar e exigir apoio da Prefeitura, com a isenção de impostos.

Os trabalhadores da Italspeed, suspenderam a mobilização até o próximo dia 11 de Agosto, quando ocorrerá o julgamento do dissídio coletivo, no TRT de Campinas, onde pleiteiam o aumento da PLR (participação nos lucros) e estabilidade no emprego!

Os trabalhadores da Refrex, encontram-se acampados em frente à portaria principal da empresa, tentando evitar a saída de máquinas, móveis e utensílios e, consequentemente, o não pagamento dos direitos trabalhistas!

De fato, é o fim da picada: nossa cidade quase não tem industrias e quando as tem, vão embora por um motivo qualquer!

É claro que a pressa na instalação de indústrias na cidade, visando, claro, se ganhar alguns votos de gente pouco esclarecida, acaba por trazer para a cidade, empresas pouco sólidas financeiramente, que sobrevivem às custas de um ou outro contrato de terceirização junto às empresas de grande porte e que não dispõe de estrutura e nem estratégias para sobreviver meio às inefáveis características do mercado industrial de nossos tempos!

Isto, a terceirização, ou até mesmo a quarteirização, já foi, em outros tempos, a pérola do mercado industrial nacional, do ponto de vista dos administradores municipais, que visualizavam a abertura de pequenas fábricas como forma de ganhar o eleitorado, instalando algumas unidades na cidade, mediante a isenção de encargos e de facilidades de infra estrutura (terraplenagem, asfaltamento de vias, criação de linhas de transporte coletivo) mais para ter o que mostrar do que pensando em resolver o desemprego local!

Não havia, e ainda não há, a necessária responsabilidade solidária, que viria a oferecer garantias para a instalação e manutenção das empresas satélite, pelas empresas contratantes, o quer, certamente, reduziria consideravelmente o risco de abertura e fechamento de empresas sem cacife para se instalar no mercado, que invariavelmente acabam comprometendo aspectos sociais locais, com conseqüências graves, como as que agora estamos assistindo, onde perspectivas de demissão e até mesmo o risco do não pagamento das verbas rescisórias, criam situações de terror entre os trabalhadores e seus familiares!
Isto tudo, meus amigos, seria resolvido, de uma penada só, se nossa cidade já tivesse instalado um distrito industrial, com uma política séria de atração de indústrias sólidas e que proporcionasse ganhos nos aspectos sociais, além de proporcionar a geração de impostos tão necessária para que se atualize o desenvolvimento da cidade comno um todo.
Aí sim mas isto, é uma outra história!

5 comentários:

FREI TOMATE disse...

Aqui não vêm empresas, e, as existentes (poucas) fecham portas; tudo pela falta de incentivos.

Senhor Tempo, acabe com esses mandatos logo, por favor, pra nossa cidade almejar novos horizontes e tomar fôlego pra continuar...

Lamentável.

Banzo disse...

Tranquilize-se Frei Tomate. O Centro Empresarial Aeroespacial, vai criar milhares de empregos...

Anônimo disse...

Que besteirol estes dois comentários. Até parece que politico resolve a vida de alguém quanto a emprego. O que precisamos é de gente com formação para não ficar desempregado.

Anônimo disse...

esta cidade nao tem incentivo para investimentos, tentei abrir uma empresa de prestacao de serviços, tava com a documentaçao tudo pronto e na hora da autorização da prefeitura disse que o setor não era autorizado para este tipo de serviços, sendo que perto de minha pequena empresa tinha varias com gdes serviços, acabei por fechar minha empresa que acabara de começar

FREI TOMATE disse...

Ao primeiro Anônimo, parece-me ser ou estar alienado. Para seu melhor esclarecimento e governo, leia o comentário do outro Anônimo. Falta de vontade política dá no que deu: impossibilidade de trabalhar com a nova empresa. Para as existentes, ajuda e luta para mantê-las funcionando também vêm do governo local. Como ter gente com formação se não houverem locais para empregá-las?

Leia um pouquinho mais, em vez de criticar com um verdadeiro besteirol, como fez.

Indico Bertold Brecht, no poema "O Analfabeto Político", o qual segue transcrito:

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."