Taiadablog: Taubaté inicia projeto para retirar os trilhos da MRS do Centro !!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Taubaté inicia projeto para retirar os trilhos da MRS do Centro !!!

Travessia de pedestres na estrada de ferro São Paulo-Rio, em Taubaté. Foto: Thiago Leon

Promessa de campanha do prefeito Roberto Peixoto, a retirada dos trilhos da MRS da região central da cidade, objetivando a melhoria do trânsito da cidade, teve suas discussões retomadas esta semana, quando a Prefeitura informa que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), pediu um projeto confirmando os locais para onde serão levados os trilhos.

A Prefeitura informa que já está em contato com a MRS (empresa que administra a ferrovia), para tratar do assunto!

O objetivo da Prefeitura, é levar os trilhos para a várzea do Rio Paraíba, na rergião de Quiririm, aliviando, de vez a compressão urbanística que hoje existe, com a cidade apertada entre a Via Dutra e a linha do trem!

Está claro que as cidades do Vale do Paraíba, estão empenhadas nesta luta para retirar os trilhos da região central, com vistas a não atrasar o desenvolvimento urbano!

Em Caçapava, além destas considerações, pondera-se a anarquia provocada pelas deliberadas manobras dos trens na região central, com o trânsito paralizado por horas, e o intenso barulho provocado por maquinistas que certamente seriam reprovados em qualquer exame de sanidade mental, visto sádicos desejos em tocar, repetidamente, uma buzina de navio, às 5 horas da manhã, com intuitos inconfessáveis!

Acho que estamos no momento certo para também tomarmos idêntica providência, e ganharmos espaços para modificar, urbanísticamente, toda a região central da cidade, além de dar maior fluidez ao trânsito! 

3 comentários:

FREI TOMATE disse...

JC, mais uma vez a matéria acerta em cheio um de nossos mais graves problemas, que é essa palhaçada desmedida dos "passeios" que os trens da MRS fazem bem no centro local.

Atrapalha o trânsito de veículos, bicicletas e pedestres, o comércio, até mesmo o atendimento de emergências médicas e ocorrências policiais.

E olha que você já falou muito no blog sobre o assunto, mas, ante a falta de vontade dos que detém o poder, nada foi feito nem estudado para extinguir, ou, ao menos, minorar o problema.

Parabéns à Taubaté, cujos dirigentes realmente se preocupam com a população.

Parabéns a você, JC, por estar antenado ao que se passa aqui e em nossa região, para nos alertar e provocar estímulos de cobrança para a melhoria da nossa qualidade de vida.

, os pedestres

FREI TOMATE disse...

Falhou uma frase no final do comentário acima, a qual assim é grafada:

Parecem nossos governantes brincarem de Ferrorama (os trenzinhos da MRS) e Playmobil, nós, os pedestres.

...da beira do rio... disse...

Importante lembrar do Projeto de Lei apresentado pelo Ver. Henrique Rinco que recentemente foi rejeitado pelos demais vereadores.
Só que transita por ali diariamente para saber o inferno que são estas passagens de nivel.
E que paga o pato? Todos nós simples mortais....