Taiadablog: A reabertura do Museu do Automóvel de Caçapava !!!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

A reabertura do Museu do Automóvel de Caçapava !!!

Fabricio, com representantes do CONDEPHAAT
no Museu do Automóvel de Caçapava

Meus amigos: é publico e notório que nosso blog fez uma grande campanha visando colocar o Museu do Automóvel de retorno na mídia nacional e internacional, tarefa esta, todos se lembram, começou com pequenas notas na imprensa regional, para em seguida cair na mídia nacional e explodindo para o resto do mundo, até que, por razões que um dia daremos conhecimento integral aos nossos leitores, o assunto se esgotou por completo!

Deixou, no entanto, uma centelha no coração de cada um dos envolvidos na reabertura do MAC, que isto pudesse, de um jeito ou de outro, acontecer no futuro!

Vejam voces o email que recebi do Secretário de Cultura de Caçapava, Fabricio Correia, que nos surpreende, a cada dia:

"Prezado JC Flores,
Estamos em um processo árduo na tentativa do resgate de um ícone da cidade Caçapava que foi o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas. Desde o momento de nossa posse em 2005, viemos acompanhando impotentemente a degradação deste importante patrimônio de nosso Estado que é a coleção de veículos, de propriedade da família Matarazzo, único caso do gênero de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado São Paulo, o CONDEPHAAT.

Auxiliado pelo competente Hudson Moureira, sob o comando do prefeito Carlos Vilela, que desde o inicio de sua administração vem demonstrando seu compromisso com o resgate da história e a preservação da memória de nossa cidade, estabelecemos um plano de ação a fim de sensibilizar a família Matarazzo e de forma gradual empreendermos ações que resultem no restauro do acervo e reabertura do espaço.

Durante três anos, cobramos uma ação efetiva do Governo do Estado, no sentido de garantir aos paulistas, a integridade deste importante patrimônio, vilipendiado por constantes roubos e degradado pela ação do tempo, devido a precárias condições de armazenamento.

Por diversas vezes fomos impedidos de adentrar o espaço e sem respaldo legal nada podemos fazer por se tratar de um acervo privado, dentro de um imóvel particular.

Em 2009, devido a diversas denúncias, o Ministério Público, passou a cobrar do Governo do Estado ações no sentido de impedir a separação da coleção tombada e a fiscalização do estado de conservação do acervo por parte de seus proprietários.

A partir de então, a Prefeitura Municipal de Caçapava começou a ser inserida no processo, pois embora privado a coleção tem relevância histórica, cultural e turística. Iniciamos uma série de reuniões com a família Matarazzo, sempre coordenadas por Hudson Moureira e nos casos decisórios pelo prefeito Carlos Vilela.

Há cerca de seis meses tivemos o aceno por parte dos Matarazzo no sentido de doação do acervo para a Prefeitura Municipal de Caçapava e das edificações como parte de área institucional prevista na legislação municipal, por conta de loteamento a ser desenvolvido pela família.

O prefeito Carlos Vilela imediatamente procurou a Secretaria de Estado da Cultura, para a obtenção de recursos financeiros para o restauro do acervo, reforma das edificações e adequação do espaço museológico. Obteve do secretário Andrea Matarazzo, o compromisso do restauro do acervo por meio de contatos com as automobilísticas brasileiras e da reforma do prédio a ser doado para a prefeitura municipal por meio da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico.

Estivemos em audiência com o secretário Andrea Matarazzo e em seguida iniciamos reunião de trabalho com a coordenadora da UPPM, Claudinéli Moreira Ramos e o corpo técnico da unidade, em uma integração com nossa secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, por parte do secretário Carlos Henrique de Oliveira Silva e do engenheiro Rogério Nanni.

Estamos desenvolvendo uma força-tarefa com o prazo de 90 dias para apresentarmos ao Governo do Estado o projeto necessário para realizarmos as obras que irão garantir aos caçapavenses o acesso a esse acervo tão precioso que povoa o imaginário de milhares de pessoas em todo o Brasil e até fora de nossas fronteiras.

Na data de hoje coordenando uma delegação composta por Cecília Machado, diretora do Sistema Estadual de Museus, Dr. Ricardo Augusto Yamazaki, membro do conselho do CONDEPHAAT e relator do processo de averiguação de tombamento do acervo Roberto Lee, Robson Bernardo, arquiteto e membro do COMPHAC de São José dos Campos, Eugênio de Carvalho Leite, colecionador e especialista em antigomobilismo, Hudson Moureira, coordenador do projeto junto a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o engenheiro Rogério Nanni da Prefeitura Municipal de Caçapava, documentamos todo o acervo que ainda se encontra nas dependências das edificações da família Matarazzo.e na condição de presidente do Conselho Municipal do Patrimônio, Histórico, Cultural de Caçapava assinei todas as fichas de tombamento apresentadas pelo CONDEPHAAT.

Constatamos a presença de 37 automóveis cuja relação final, estarei encaminhando para conhecimento dos munícipes caçapavenses após a elaboração de ata a ser assinada pelos representantes do Governo do Estado.

Infelizmente, a degradação continua e o acervo necessita urgentemente de medidas que visem o restauro desses veículos. Conversei com o prefeito Carlos Vilela, apontando o risco corrente de perda continua desse legado de Roberto Lee aos amantes do automobilismo e a nossa Cidade Simpatia. Tive do prefeito a autorização para iniciar imediatamente a elaboração de uma licitação para contratação de projeto museológico e museográfico, além do compromisso do próprio prefeito, que é engenheiro, acompanhar a dinâmica do projeto de reforma e adequação dos prédios a serem destinados para construção desse complexo cultural, que será doado ao município.

É um projeto de grandes dimensões que merece um acompanhamento por parte da sociedade civil. Estamos reformulando a composição do Conselho de Patrimônio Histórico, Cultural, Arquitetônico de Caçapava, e em cerca de 30 dias estarei dando posse aos novos conselheiros e instituindo um grupo de trabalho para nos auxiliar no resgate deste ícone da cidade de Caçapava e que será um espaço voltado para a memória automobilística e a prática intensa da cultura.

Roberto Eduardo Lee de forma profética visualizou que a morte do museu estaria muito mais ligada ao descaso do que a lembrança, afinal quem conheceu o acervo desse grande cidadão jamais deixou de pensar no que ele representa. Espero ter o apoio de todos nessa empreitada, com o entusiasmo do prefeito Carlos Vilela, e o trabalho profícuo de toda nossa equipe de trabalho, iremos de uma vez por todas tirar o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas do estado catatônico que se encontra.

Queremos receber novamente os cidadãos paulistas e brasileiros que por aqui desfilaram seus sorrisos, por conta do encantamento que essas máquinas proporcionam.

Um grande abraço, Fabricio Correia"

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Fabrício, ao Hudson e a vc JC por divulgar noticias como esta, de fato o museu do automóvel merece uma nova chance. Parabéns a todos.

FELIPE CHAGAS DE ABREU OLIVEIRA - ADVOGADO disse...

Parabéns ao competentes senhores Fabrício e Hudson pelo incessante trabalho realizado em prol do resgate da cultura e história caçapavenses.

A você, dileto JC, idênticas congratulações pelo esmerado senso crítico e informativo prestado através desse blog.

Vamos em frente, Caçapava!

Unknown disse...

Parabéns a todos os envolvidos, vi os carros no centro cultural, pelo estado que se encontram tem muito serviço pela frente. Mas enfim o primeiro passo foi dado.