Taiadablog: Caça brasileiro é aposentado !!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Caça brasileiro é aposentado !!!

A FAB (Força Aérea Brasileira) promoveu ontem em Natal (RN) cerimônia de despedida da frota do modelo AT-26 Xavante, que, após 39 anos de serviço prestados à Aeronáutica, deixará de ser operado.

O Xavante, fabricado pela Embraer contribuiu para a formação de pilotos de caça entre 1974 e 2004 e foi o primeiro jato produzido no Brasil e operou em unidades de combate de todo o país.

O último sobrevoo dos jatos fabricados na década de 1970 do século passado aconteceu na cidade onde os aviões operaram por mais tempo, desde 1974, segundo informou a Aeronáutica.

O caça, produzido pela Embraer a partir de uma parceria com a Itália, teve 182 unidades construídas no país, sendo 166 para o Brasil, dez para o Paraguai e seis para o Togo. A FAB também doou onze unidades usadas para Marinha Argentina!

O contrato de licença para fabricação da aeronave pela Embraer foi firmado em 1970 com a italiana Aeronáutica Macchi, para substituir os jatos T-33A, de fabricação norte-americana.
De acordo com o banco de dados da Embraer, o nome brasileiro foi dado ao modelo italiano em homenagem às tribos indígenas guerreiras do Brasil.

Um comentário:

Banzo disse...

Parece que quando o Brasil começou a contruir este caça, ele já estava aposentado lá fora.