Taiadablog: O histórico dos 365 anos de Taubaté !!!

domingo, 5 de dezembro de 2010

O histórico dos 365 anos de Taubaté !!!

Construção do Santuário de
Santa Terezinha, em 1953 
Pujante município do interior paulista, Taubaté é uma das primeiras cidades 'planejadas' do Brasil. A chegada do desbravador Jacques Félix em 1639 foi determinada em decorrência da necessidade que teve a donatária Condessa de Vimieiro, de proteger suas terras da invasão de um forte opositor: seu primo, o Conde de Montesanto.

Neta de Martim Afonso de Souza, Marianna de Souza Guerra - intitulada Condessa de Vimieiro – passou a enfrentar conflitos sobre jurisdição de terras com seu  parente. Em 1623, o Conde de Monsanto recebera a posse da Capitania de São Vicente, área que abrangia as vilas de São Vicente, São Paulo (Piratininga), Sant'Anna de Mogy e as ilhas de São Sebastião e Santo Amaro (Guarujá).

A Condessa deu o troco em 1624, e fez da Vila de Itanhaém a cabeça de uma nova capitania com jurisdição sobre uma vasta região que abrangia as aldeias da região, de Jacarehy até Cabo Frio.

Sendo o Conde de Montesanto um homem astuto, seu interesse pelas terras férteis do Vale do Paraíba não demoraria a ser evidenciado. Logo, a donatária de Itanhaém tinha que se precaver e pra cá passou a enviar seus emissários Capitães-Mores-Governadores, de 1624 a 1645.

Em uma dessas vindas, chegou Jacques Félix, com a missão de desenvolver um núcleo habitacional organizado, onde seriam centralizadas algumas decisões para melhor ocupação da região. Chegando ao Vale em 1639, Jacques Félix tinha um prazo para fundar no sertão uma vila. 



Assim, no dia 5 de dezembro de 1645, nascia a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, com a igreja e, em volta suas ruas em forma de tabuleiro de xadrez, um estilo urbanístico da Europa naquele período.

Nenhum comentário: