Taiadablog: O maior desastre ambiental da história do Brasil !!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O maior desastre ambiental da história do Brasil !!!

Publicamos, dias atrás, postagem sobre os terríveis deslizamentos de terra que aconteceram, em Janeiro de 1967, na Serra das Araras, região de Piraí, no estado do Rio de Janeiro, quando a área, repleta de morros e montanhas, foi assolada por chuvas descomunais que produziram uma imagem dantesca, como abaixo e confirmadas 1.700 mortes, além de um número ainda mais elevada de desaparecidos, que ficaram soterrados no mar de lama que se formou no local! Vejam só:

A Serra das Araras, depois dos deslizamentos, em 1967!

Para se ter uma idéia do que ocorreu na Serra das Araras basta comparar os índices pluviométricos. A atual tragédia de Teresópolis ocorreu após um volume de chuvas de 140mm em 24 horas. Na Serra das Araras, em 1967, o volume de chuvas chegou a 275 mm em apenas três horas. Quase o dobro de água em um oitavo do tempo!

Mas o episódio da Serra das Araras parece ter sido apagado da memória do país e, especialmente, da imprensa. O noticiário dos veículos de comunicação enfatiza que a tragédia da Região Serrana do Rio superou o desastre de Caraguatatuba em março de 1967 (ver postagem do dia 18 pp). O caso da Serra das Araras, ocorrido em janeiro daquele mesmo ano, sequer é citado.
Até a ONU embarcou na história e colocou a tragédia atual entre os dez maiores deslizamentos de terras do mundo nos últimos 111 anos! Mas também não faz qualquer referência ao episódio da Serra das Araras!

Porque? Porque a grande imprensa se esqueceu do inferno que foi tudo aquilo, das vítimas, dos desaparecidos, da Via Dutra interditada por mais de tres meses nos dois sentidos, enfim daquele que foi, de fato, o maior de todos os desastres ambientais da história do Brasil?

Nestes dias de lágrimas e desespero, por parte dos sobreviventes das regiões que sofreram com as enchentes e deslizamentos, nem uma única palavra sobre a Serra das Araras! O que acontece?

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande JC:
No ESTADÃO de ontem, foi publicado uma reportagem sobre o acidente da Serra das Araras e de Caraguatatuba, porém informado que houve peeto de 400 mortes na serra das Araras>
Vale a pena conferir!
Um abraço!
CMonteiro