Taiadablog: Tremembé deve receber carga tóxica de amianto !!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tremembé deve receber carga tóxica de amianto !!!

A Agência da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo), em Mogi das Cruzes, analisa pedido de transferência de uma grande quantidade  (mais de mil toneladas) de amianto. fibra vegetal extremamente tóxica, que está estocado na antiga sede da Kubota, empresa que fechou em 2001, para um aterro industrial em Tremembé.

Este imenso passivo ambiental passou para a responsabilidade do empresário que adquiriu a área, e que vem sendo pressionado pela Cetesb para dar um destino final adequado ao amianto, por ser um produto tóxico e prejudicial à saúde.

Segundo a gerente interina da Agência da Cetesb em Mogi das Cruzes, Solange Takahashi, o responsável solicitou autorização para remover 1.500 toneladas de amianto para Tremembé em um período de 27 meses.

No entanto, havendo dúvidas com relação ao volume informado pelo proprietário, os técnicos da Cetesb em Mogi estão realizando uma perícia no local onde os produtos estão armazenados.

A gerente informou que será necessário ainda consultar a Agência Ambiental da Cetesb em Taubaté sobre a transferência.

Aliás, só para lembrar,  este gigantesco aterro existente em Tremembé, já há muitos anos tem armazenado cargas tóxicas extremamente perigosas para a saúde! Será que o plano de segurança (existe?) para estes venenos, está mesmo de acordo?

Nenhum comentário: