Taiadablog: Douglas C-47 encontrado intacto na Sibéria !!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Douglas C-47 encontrado intacto na Sibéria !!!


O bom ano de descobertas aeronáuticas da Segunda Guerra continua! Agora, um Douglas C-47 foi encontrado na Sibéria, em condições absolutamente impressionantes.
Encontrado na vasta península de Taymir, o C-47 está incrivelmente bem-conservado devido ao clima seco e frio da região. A conservação é tão boa que seu número serial na cauda, 232892, perfeitamente visível, permitiu uma rápida identificação da fuselagem.
Trata-se de um Douglas C-47-DL, número de fabricação 42-32892, entregue à USAAF em 24 de fevereiro de 1943, e repassado para a Força Aérea Soviética em 12 de março do mesmo ano, dentro do programa Lend-Lease. Na União Soviética, recebeu a matrícula USSR-H-328, e foi enviado para o 7º Regimento de Aviação do Ártico, da 1ª Divisão Aérea.
De acordo com uma ordem de 16 de abril de 1943, a aeronave foi enviada para o Escritório de Aviação Polar, onde realizou reconhecimento do gelo. De 22 de outubro até 1 de novembro ela explorou o Mar de Kara.
Durante um voo em 13 de abril de 1947 na área do rio Dudypty, ao norte de Volochanka, o C-47 sofreu uma falha no motor esquerdo. O piloto, comandante Tyuikov, conseguiu fazer um pouso forçado em segurança, e ninguém perdeu a vida.
28 sobreviventes foram encontrados após 20 dias de buscas, com apenas alguns ferimentos por congelamento nas mãos e rosto (na maioria, crianças). Tyuikov, o operador de rádio Smirnov e sete passageiros foram declarados desaparecidos – tinham saído em busca de ajuda na tundra nevada e nunca retornaram.
Os destroços agora serão resgatados, e espera-se que seja devolvida ao seu estado original, voando novamente, sob supervisão de algum museu russo.
A exposição ao tempo também deixou visíveis as marcações originais da USAAF.

O motor esquerdo, que falhou, destacado da fuselagem.

Já o motor direito parece bastante intacto, com as hélices em perfeita condição.

Detalhes do motor direito, em ótima conservação.

O nariz amassado sugere que o pouso forçado se deu em alta velocidade.

O serial ainda perfeitamente visível na cauda.


O painel de instrumentos.

O trem de pouso, ainda fincado na lama.
A desolada paisagem onde o C-47 permaneceu por tantas décadas.   

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