Taiadablog: Restauro da Igreja Matriz de São João Batista !!!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Restauro da Igreja Matriz de São João Batista !!!

As obras de restauro da parte externa da Igreja Matriz de São João Batista entraram numa etapa mais lenta. Isso acontece porque estão sendo feitos os reparos no reboco danificado recuperando-se as suas características arquitetônicas. A lentidão dos trabalhos se justifica ainda, devido ao fato da rede elétrica, na parte de trás da Igreja, estar muito próxima à parede dos fundos, impedindo assim, a armação dos andaimes necessários para a obra.

Apesar disso tudo, os trabalhos avançaram. Nas fotos abaixo, poderão ser acompanhados o passo a passo da troca do reboco nos fundos da Igreja. Nas imagens foi registrada a exposição da taipa utilizada na construção original e os tijolos empregados na reforma e ampliação da Igreja Matriz a partir de 1929. Foram reparados ainda, os detalhes do arco sobre a porta de acesso à sacristia, na parte dos fundos. Na sequência, as imagens mostram o trabalho realizado na parede do lado direito de quem olha de frente para a Igreja e o restauro da fachada, junto à porta frontal.

Uma reunião, na última semana, acertou os detalhes para o fornecimento da tinta para a pintura. Todo o material será doado pela Coral e seu projeto Tudo de cor para você, através da Imperial Tintas, loja de material para pintura de Caçapava.

No domingo, dia 8 de julho último, a companhia de energia elétrica, a Bandeirantes, removeu os fios de alta tensão que estavam próximos da parede dos fundos da Igreja. Em breve, a área será isolada e andaimes serão erguidos para se iniciar a fase final dos reparos do reboco. Depois disso, as paredes serão preparadas para a pintura, última etapa das obras.
 
A parte inferior da parede externa da Igreja Matriz foi a que mais se deteriorou nesses anos todos. Uma análise técnica detectou infiltração e a presença de fungos que estavam destruindo o reboco e os tijolos da parede. Por isso, decidiu-se pela remoção total de todo o reboco inferior, do lado externo da Igreja. Esse trabalho, que não estava previsto nas obras, perfará um cinturão de aproximadamente 1 metro e meio de altura da parede ao redor de todo o lado externo da Igreja.

Com isso, serão removidos os quadros de chapisco, os quais serão substituídos por massa de reboco lisa, impermeabilizados, a qual proporcionará maior proteção às paredes da Igreja Matriz. Antes do novo reboco estão sendo aplicados produtos impermeabilizantes doados pela Viapol. Ao final dessa parte dos trabalhos, as paredes externas apresentarão uma forma mais constante, do telhado ao rodapé, seguindo as linhas típicas da arquitetura neoclássica italiana. O rodapé, diminuído de tamanho, continuará a ter as formas de massa chapiscada.

Todo o trabalho, como tem acontecido desde o início das obras de restauro, tem sido supervisionado por engenheiros e técnicos especializados e da comissão de obras da paróquia.




  • Nenhum comentário: