O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu nesta quinta-feira adiar novamente a exigência de cursos de capacitação para motoboys e mototaxistas, previsto em resolução desde 2010 e que entraria em vigor no próximo sábado (4).
Agora, os profissionais terão até fevereiro de 2013 para realizar os cursos. O motivo do novo adiamento, segundo o órgão, foi que a maioria dos condutores ainda não conseguiu se adequar às novas regras. Sindicatos e representantes dos motoboys reclamavam que havia poucos cursos, com poucas vagas, em relação ao número de profissionais.
Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), apenas 9.500 motofretistas e mototaxistas paulistas fizeram o curso, o que equivale a menos de 2% dos 500 mil que atuam no Estado.
O Detran chegou a pedir que a fiscalização no Estado fosse escalonada como o licenciamento de veículos, pelo número final das placas. O argumento era de que a regulamentação da frota paulista é mais demorada do que no resto do país. Segundo o órgão, a frota estadual equivale a mais da metade da nacional.
Os conselheiros também ampliaram a lista de instituições que poderão oferecer os cursos, inicialmente só disponíveis em alguns órgãos de trânsito e no Sest/Senat.
Agora, os cursos poderão ser promovidos também pelos Centros de Formação de Condutores e por outras entidades de ensino, desde que comprovem capacidade técnica.
Eles também permitiram que o curso, que antes só poderia ser realizado de forma presencial, combine aulas à distância. O objetivo é facilitar o acesso dos motoristas ao treinamento.
Segundo o Contran, todas as alterações serão publicadas em uma nova resoluções no "Diário Oficial da União" de amanhã.
Agora, os profissionais terão até fevereiro de 2013 para realizar os cursos. O motivo do novo adiamento, segundo o órgão, foi que a maioria dos condutores ainda não conseguiu se adequar às novas regras. Sindicatos e representantes dos motoboys reclamavam que havia poucos cursos, com poucas vagas, em relação ao número de profissionais.
Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), apenas 9.500 motofretistas e mototaxistas paulistas fizeram o curso, o que equivale a menos de 2% dos 500 mil que atuam no Estado.
O Detran chegou a pedir que a fiscalização no Estado fosse escalonada como o licenciamento de veículos, pelo número final das placas. O argumento era de que a regulamentação da frota paulista é mais demorada do que no resto do país. Segundo o órgão, a frota estadual equivale a mais da metade da nacional.
Os conselheiros também ampliaram a lista de instituições que poderão oferecer os cursos, inicialmente só disponíveis em alguns órgãos de trânsito e no Sest/Senat.
Agora, os cursos poderão ser promovidos também pelos Centros de Formação de Condutores e por outras entidades de ensino, desde que comprovem capacidade técnica.
Eles também permitiram que o curso, que antes só poderia ser realizado de forma presencial, combine aulas à distância. O objetivo é facilitar o acesso dos motoristas ao treinamento.
Segundo o Contran, todas as alterações serão publicadas em uma nova resoluções no "Diário Oficial da União" de amanhã.
NOVAS REGRAS PARA SER MOTOBOY EM SP:
- Ter 21 anos
- Ter carteira de habilitação na categoria A há pelo menos dois anos
- Apresentar certidão de antecedentes criminais
- Ter o Condumoto, documento obtido após passar por curso de capacitação
- Usar colete de segurança e capacete com faixas refletoras
NÃO SERÁ ACEITO QUEM:
- Tiver mais de 20 pontos na habilitação
- Tiver mandado de prisão contra si
A MOTO:
- Deverá ser registrada na capital
- Ser original de fábrica
- Ter a cor branca
- Ter no máximo oito ano de uso, excluído o ano de fabricação
- Ter motor com no mínimo 120 cilindradas
- Ser licenciada como veículo de aluguel destinada ao transporte de carga (placa vermelha)
- Estar adequada às regras de identificação
- Ter dispositivos de segurança como protetor para pernas e motor, aparador de linha e dispositivo de carga (baú ou grelha)
- Ter 21 anos
- Ter carteira de habilitação na categoria A há pelo menos dois anos
- Apresentar certidão de antecedentes criminais
- Ter o Condumoto, documento obtido após passar por curso de capacitação
- Usar colete de segurança e capacete com faixas refletoras
NÃO SERÁ ACEITO QUEM:
- Tiver mais de 20 pontos na habilitação
- Tiver mandado de prisão contra si
A MOTO:
- Deverá ser registrada na capital
- Ser original de fábrica
- Ter a cor branca
- Ter no máximo oito ano de uso, excluído o ano de fabricação
- Ter motor com no mínimo 120 cilindradas
- Ser licenciada como veículo de aluguel destinada ao transporte de carga (placa vermelha)
- Estar adequada às regras de identificação
- Ter dispositivos de segurança como protetor para pernas e motor, aparador de linha e dispositivo de carga (baú ou grelha)
Divulgação/Contran | ||
Ilustração divulgada pelo Contran de como devem ser o protetor de motor e pernas e o aparador de linha nas motos |
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