Taiadablog: A cidade da cultura do Vale do Paraíba !!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A cidade da cultura do Vale do Paraíba !!!

Fabricio Correia

Se existe uma Secretaria do Governo Municipal de Caçapava, que está literalmente “botando fogo no circo”, é a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, sob o comando de Fabrício Alberto Correia que, através de projetos de bom nível consegue atrair a atenção do munícipe, que participa de oficinas, programas, projetos e saraus muito bem delineados, integrantes de objetivos maiores, ligados à complementação do processo de socialização cultural sem precedentes no Vale do Paraíba!

Este legado que já se encontra instalado e em pleno funcionamento pode, inclusive, no meu modesto entendimento, significar que encontramos um caminho de destaque na busca pela identificação da missão de nossa cidade frente à sua realidade, afinal, não somos uma cidade industrial, nem tão pouco, como querem alguns, a capital do turismo rural, ou ainda da capital do bolinho caipira!


A falta de clareza na busca pela missão de nossa cidade, acabou por gerar uma situação parecida com a daqueles pais, que enviaram o filho para estudar medicina, quando ele, depois de anos insatisfeito com a profissão, acabou por largar tudo e dedicou-se ao artesanato e às artes plásticas!

Na realidade, a indefinição da real missão de nossa cidade, registrou o aflorar de variadas definições que não nos pertence, em razão, principalmente, de não terem sido descritas e exploradas dentro de objetivos maiores, como está ocorrendo agora, em que o quesito de maior visibilidade, é exatamente o despontar nas manifestações sócio-culturais que interferem positivamente no desenvolvimento do município e seus habitantes!

Acompanhamos, de longe, a luta do Secretário Fabrício, para sempre oferecer inéditas oportunidades de crescimento cultural e de desenvolvimento pessoal aos munícipes, através de programas e projetos de bom conteúdo, e entendemos que os mesmos, ampliados e consolidados sem conotação política, poderão até mesmo, identificar futuramente nossa Taiada, como a cidade da cultura da região valeparaibana!

Isto sim, nos poderia trazer algum tipo de benefício concreto afinal, estamos às margens de complexos industriais de porte, que produzem tecnologia de ponta, como a fabricação de aviões de qualidade reconhecida mundialmente, além de veículos, satélites e outros materiais para uso no espaço, situações absolutamente incompatíveis com uma falsa cultura da taiada (a do caldo de cana), não é mesmo?

Para ver mais sobre a Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer, acesse a página: http://www.cacapava.sp.gov.br/2009/index.php?/pages/secretarias

11 comentários:

Caçapavense Nato disse...

JC voce fez uma bela referencia sobre nossa cidade e também uma critica correta, pois até agora não descobrimos nossa vocação, pois não somos uma cidade industrial e nem somos do turismo rural que pode e deve ser feito, mas como meio e não como fim. O trabalho que o Secretário Fabricio vem fazendo está nesta direção, buscando aquilo que realmente podemos e devemos fazer. Temos em nossa cidade poetas e violeiros explendorosos que, no entanto, não tem lugar para suas apresentações e pergunto: criar este espaço não seria interessante ? Promovermos um encontro dos violeiros de Caçapava com os doVale do Paraíba é outro. Parabéns Secretário.

Lauro disse...

Quero dar uma sugestão ao Fabricio Correia, para ele colocar, de volta, os violeiros dentro do barracão do mercado municipal nos dias de sábados! Aquilo era muito bonito!

André disse disse...

Boa Lauro. Faz muito tempo que tenho percebido esta falta no mercadão, sem contar que temos muitos artistas anonimos que se convidados irão com o maior prazer, Por ex: Rangel e Rogerito que são excelentes.

Caçapavense Nato disse...

Que bom que está tendo este debate, pois é justamente esta oportunidade que sugeri ao Secretário.

Zé Páfrente disse...

Está nivelado no Ariano Suassuna e não gostaria de deixar por menos!
Vou aguardar ansiosamente o próximo passo do Secretário Fabricio Correia neste sentido!
Meus parabéns!

20 de maio de 2010 18:26

Dona Tereza disse...

Meu netinho pediu para eu falar prá vc. JC, que ele quer que a Prefeitura coloque uns parquinhos bem junto com as academias de ginástica. Ia ficar legal.

Doni disse...

Tem pelo menos uma cabeça pensando na prefeitura!

Fabrício Correia disse...

Prezado JC Flores,

É a terceira vez que participo deste fórum de discussões, que vem demonstrando ser um canal informativo eficiente, bem editado e bastante versátil sobre cultura, generalidades e cotidiano de nossa Taiada. Posso dizer que é uma fonte de consulta permanente em meu dia-a-dia.

Agradeço com sinceridade o artigo publicado que exalta o debate sobre a verdadeira vocação de nossa cidade. E digo nossa porque apesar de não residir em Caçapava, sou cidadão caçapavense, e minha filha caçula Samyiah, nasceu no dia 14 de abril. A cidade Simpatia é a cidade mais acolhedora que tive o privilégio de servir.

Em Caçapava, a política cultural estabelecida no início da gestão Carlos Vilela, referendada pela Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2005 e reeditada em 2009, tem como prioridade o investimento em ações que propiciem a sensibilização do munícipe com a prática cultural.

Isso significa que apoiamos grandes eventos, como o festival de cultura popular, que se tornou nosso “São João de Caçapava”, concebida de forma a estabelecer a multifacetada cultura devocional com a socialização regional e assistência social local, a “Festa do Peão”, que traz a expressão rural a tona e a musicalidade caipira e sertaneja, o redesenho do “Corpus Christi”, a “Semana da Cultura Evangélica”, que enfatiza as manifestações culturais provenientes das comunidades cristãs, mas nosso enfoque está na formação de platéias e na ação cultural descentralizada.

Hoje, oferecemos cerca de 4.000 vagas para 30 modalidades artísticas, no programa “Ação Cultural”, são oficinas que vão do popular, como artesanato, fuxico, tear ao erudito como as oficinas de piano, canto coral, entre outras.

Nosso trabalho para a formação de platéias, como o projeto “Ouvir para Crescer”, as diversas mostras de “Cinema”, o projeto de fomento a leitura, entre outros diversos já foram presenciados e aprovados por mais de 100.000 pessoas em todas as suas edições.

O resgate da auto-estima e o prazer pelas coisas simples de nossa cidade são ações que tem norteado o trabalho desta secretaria, e que resultaram em importantes registros como as mostras de cultura espontânea, “Semanas do Folclore”, a implantação da Academia Caçapavense de Letras e a retomada do museu histórico e pedagógico “Ministro Moura Resende”.

Tenho que frisar que nossa ação é fruto da sensibilidade da administração Carlos Vilela no que tange a cultura. Para o prefeito Vilela a prática cultural é tão importante para o exercício da cidadania e identidade de um povo, que não tem medido esforços para a promoção de uma grade de programação plural que atenda a todos.

Ressalto a intensa participação da professora Darcy Breves em nossa gestão. Sua presença constante e afetiva delineia com contornos fortes o caminho que temos seguido. A equipe de projetos também demonstra vontade e disposição de atingir o coração todos os caçapavenses. Enfim, estamos embuídos de proporcionar uma cidade melhor pela beleza da arte.

Agradeço a menção proferida ao nosso trabalho e deixo o abraço de quem tem se empenhado de forma constante para que a ação cultural de nossa Caçapava seja motivo de orgulho para nossa região, Estado e País.

Atenciosamente,

Fabrício Correia,
Secretário Municipal de Cultura, Esportes e Lazer

Pensante disse...

Secretário, voce fez e bem sua parte, eis que como disse um dos bloqueiros, você é a cabeça pensante da Prefeitura. O Senhor e Caçapava estão se ajustando para que sejamos mesmo referência em educação. Parabéns.

Anônimo disse...

Eu sinceramente não confio nem um pouco neste senhor secretário. Quem viver verá. E não é oposição pela simples oposição, é constatação. O que ele está fazendo não é nada alem da obrigação. Os senhores dirão que tem lugares que nem isto é feito, então eu já digo que por tras disto tem grandes e poderosas segundas e terceiras intenções. Pergunta: por que este senhor se candidatou nas ultimas eleiçoes a verador por SJC??? E por que razão teve um tiquinho assim de votos??? Tinham varios cartazes de propaganda dele na epoca da campanha pela cidade, gastou bastante e não resultou em nada.

Fabrício Correia disse...

O manto do anonimato é o uniforme oficial da covardia.

Confiar é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação.

Não quero a sua confiança, quero apenas que testemunhe a mudança de paradigma que nossa gestão está exercendo na política cultural de Caçapava.

Ações em todas as áreas setoriais da cultura. Oficinas culturais, mostras de cinema, projetos literários, apresentações musicais e a partir do dia 31 de maio a retomada de um sonho antigo a formação de uma banda municipal para nossa cidade.

Venha conferir de perto os avanços na cultura da Cidade Simpatia.

Quanto as intenções, você acertou tenho segundas, terceiras e quartas, todas relacionadas a inserir nossa cidade no roteiro da cultura brasileira.

E ao contrário de sua afirmação fiz 1142 votos para vereador em São José dos Campos, após um intervalo de quatro anos de participação no cenário político joseense.

Das 315 candidaturas apresentadas fiquei na 50º posição. Com um discurso voltado para a promoção da cultura e o incentivo a prática esportiva.

Estou as ordens, servindo a cidade simpatia com entusiasmo e perseverança.

Fabrício Correia