Taiadablog: Hospital do Ursinho da Unitau auxilia crianças a perderem medo de ir ao médico !!!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hospital do Ursinho da Unitau auxilia crianças a perderem medo de ir ao médico !!!


Cerca de 90 crianças da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, do bairro Vila São José, de Taubaté, vivenciarão uma experiência diferente neste sábado, dia 22 de maio.
Crianças de três a oito anos poderão levar seus brinquedos “doentes” para uma consulta médica no projeto Hospital do Ursinho, realizado pela Universidade de Taubaté (Unitau), que visa criar uma atmosfera de confiança entre a criança e o médico por meio de atividades lúdicas.

Realizado com a participação dos alunos e professores do curso de Medicina da Universidade, o projeto consiste em simular um ambiente hospitalar e clínico em que as crianças ajudam os médicos a realizar o “diagnóstico” de seus brinquedos. O objetivo é que a criança compreenda como agir quando for levada ao médico e qual a importância dos medicamentos no tratamento. “Acreditamos que, por meio dessas ações que remetem ao lúdico, a criança terá mais adesão ao tratamento, deixando de pensar que ir ao médico é algo ruim”, afirma a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Maria Stella Amorim da Costa Zöllner.

Esta é a terceira edição do Hospital do Ursinho, que já atendeu cerca de 140 crianças neste ano. A expectativa é que 640 crianças participem do projeto em 2010. Além de auxiliar as crianças, o Hospital do Ursinho visa, também, proporcionar aos estudantes de Medicina, desde os primeiros anos do curso, um contato com pacientes, ajudando na formação de médicos mais sensíveis e empáticos, além de incentivar uma melhor relação médico-paciente.

O Hospital do Ursinho está inserido no Projeto de Extensão Saúde na Educação da Unitau e é realizado em parceria com a International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA-Brazil), contando, ainda, com o apoio da Pastoral da Criança de Taubaté e da Liga de Puericultura, Pediatria e Adolescência (LPPA), que integra alunos de Medicina da Unitau.

Nenhum comentário: