Taiadablog: Pouso de emergência em Cascavel !!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pouso de emergência em Cascavel !!!

Um avião Bandeirante E-110, da Taxi Aéreo Weiss, que transportava malotes e equipamentos de uma empresa pousou fora da pista na manhã desta quarta-feira ao tentar aterrissar no aeroporto de Cascavel (498 km de Curitiba). Os dois pilotos que estavam na aeronave saíram ilesos, apesar das avarias provocadas pelo impacto com o solo.

O avião desceu em uma lavoura, distante cerca de 500 metros do início da pista, percorreu cerca de 150 metros, passou por uma saliência de terra e por pouco não bateu contra a cerca de proteção do aeroporto.

Parte da fuselagem ficou espalhada no meio da plantação. Como houve um princípio de vazamento de combustível, o Corpo de Bombeiros isolou a área e espalhou espuma no local, procedimento padrão em casos de incidentes aéreos.

De acordo com a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), responsável pela administração do aeroporto, a aeronave faz voos diários entre Araçatuba (SP) e Cascavel a serviço de uma empresa paranaense.

A estação de rádio teria avisado os pilotos que não havia condições de pouso devido ao mau tempo. No momento da aterrissagem, o aeroporto estava fechado devido à chuva e à neblina. "Eles decidiram pousar por conta e risco", disse Jorge Lange, presidente da Cettrans.

'Estava chovendo e tinha muita neblina, por volta das 5h30, e o aeroporto estava fechado. O piloto foi avisado, mas ele insistiu, não conseguiu pousar e parou 400 metros antes da pista, em uma plantação de soja', disse Lange.

Ele não soube informar por que o piloto insistiu no pouso e disse que a causa do incidente será investigada pela equipe da Aeronáutica.

A Táxi Aéreo Weiss, empresa proprietária da aeronave, com sede em Curitiba, informou que não vai se manifestar sobre o incidente e prefere aguardar os trabalhos iniciados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que deverá apontar as causas do pouso errado.

Um comentário:

Banzo disse...

JC: P/ vc. q. gosta, na página do IG tem uma notícia sobre uns novos motores a jato, que está preocupando a EMBRAER. Que tal vc comentar?