Taiadablog: Um plano de combate ao crack !!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um plano de combate ao crack !!!


O presidente molusco deve lançar nesta quinta-feira (20), durante a 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o plano interministerial de combate ao crack, tema de várias reuniões no governo nas últimas semanas, que terá três frentes: combate, prevenção e tratamento.

Em relação ao combate à droga, a intenção do governo é reforçar a fiscalização nas fronteiras, principalmente com o Peru, Bolívia e Colômbia, para impedir que o crack entre no país. A ideia seria usar a Polícia Federal, as Forças Armadas e a Força Nacional de Segurança Pública nesse trabalho.

O plano prevê também a capacitação de lideranças comunitárias, professores e outros agentes das sociedade civil para serem multiplicadores de informações sobre os riscos do uso da droga e seu poder de dependência. Além disso, pretende-se ampliar o atendimento dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps), do Ministério da Saúde, para tratar dependentes do crack. Entre as opções, está a possibilidade de que eles funcionem 24 horas por dia.

Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a apreensão da pasta-base de cocaína – usada para produzir as pedras de crack - cresceu de 500 quilos, em 2008, para 4.500 mil quilos em 2009. Proporcionalmente, acrescentou Barreto, a apreensão de crack foi maior do que outros tipos de droga, como a maconha e a própria cocaína.

No plano de ação de combate ao crack, o governo federal também deve trabalhar para obter dados mais precisos sobre o consumo da droga nas cidades brasileiras.
Já estava mesmo passando da hora de se estabelecer uma fronteira para acabar com o tráfico de drogas!

Nenhum comentário: