Taiadablog: A modernidade de nossa Santa Igreja!!!

sábado, 15 de maio de 2010

A modernidade de nossa Santa Igreja!!!


Por falar em religião, dia destes resolvi, aceitando convite de uma amigo, assistir uma missa na Igreja Matriz de São João Batista, que iniciou-se às 18 horas!

Católico não praticante de longa data, espantei-me em saber e comprovar, que as missas de hoje, todas, são acompanhadas de um coral, que entoa vários tipos de hinos, além de, através de um telão, auxiliar o padre no desempenho de sua tarefa principal!

Até aí, tudo bem mas, quando começaram os cânticos, fiquei absolutamente assustado, em perceber a falta de cuidados no processo de criação de letras e músicas! Palavras desconhecidas, linhas inteiras cantadas atropeladamente (para caber na pauta!), letras não casadas com a música, e outras considerações que deixo de fazer, no momento, por não ser um profissional do ramo.

Mas que, como ouvinte, acabou por oferecer-me a garantia, de que tudo aquilo que ouvi durante a missa, foi feito por pessoas não habilitadas à tarefa de compor e musicar uma canção ou um hino, provavelmente, amadores mais interessados em ter alguma coisa para cantar, do que pelas mãos de alguém com conhecimento de causa, que construisse um hino para fazer o fiel cantar junto e sair da igreja se lembrando do mesmo, não é?

Pode até mesmo parecer um tanto abusiva esta minha crítica mas foi examente aí, é que percebi a grande dificuldade da Igreja Católica, em fazer frente à estas gigantescas igrejas caça-níqueis que por aí aparecem: o culto, os cânticos, os mecanismos de evangelização, não foram suficientemente modernizados para atender e manter os jovens de hoje, em torno da crença!

Acho até mesmo que hoje, grande maioria dos fiéis que se encontra na religião católica, lá está por questão de fé, de crença e não convencidos por sermão de algum padre, não é? Afinal, quantos católicos fervorosos hoje desfiam suas orações em templos caça-níqueis, heim? E aqueles, como eu, que não frequentam a igreja mas continuam com inabalável fé?

Não se trata de um desabafo, estas minhas críticas construtivas, mas visam exatamente, oferecer uma pequena parcela de contribuição aos administradores da religião católica, para que modernizem suas estruturas, seus métodos e suas posturas, com vistas a recuperar as ovelhas perdidas para as igrejas caça-níqueis!

Ah! Em tempo: o Coral da Igreja de São João Batista, tem bons cantores e cantoras. Falta-lhes tão somente, material para trabalhar a voz que Deus lhes deu!

9 comentários:

Anônimo disse...

Por acaso o que o senhor ouviu não foram os salmos que hoje são cantados ...

Porque é isto que eu ouço quando vou; poucas ou raras são musicas compostas.

Unknown disse...

Muito bem lembrado anônimo. No transcorrer da missa, o Coral tamém canta os salmos só que estes, são lapidados musicalmente falando, por especialistas da igreja, e têm harmonia, não é?
Os cânticos, estes sim, é que me parecem mal compostos e desorganizados do ponto de vista musical. Letra e música não combinam nem fluem!
Obrigado pelo ótimo lembrete!

Banzo disse...

JC: Vc. chegou a notar o estado lastimàmel da conservação do interior da igreja? Suas "restaurações" meia boca, descaracterizando completamento a beleza original do templo? Pelamordedeus, chamem especialistas e tombem o que resta desta beleza.

Unknown disse...

Ótima lembrança Banzo! Tem pedreiro enchendo de massa os buracos na parede interna da igreja!
É claro que ali só pode trabalhar, pessoal especializado em restaurações senão vai ficar uma droga, né?
Vamos avisar o seu Padre, para que ele tome providências corretas, tá?

Anônimo disse...

Aff, vamos por partes. Pode ser que existam arremates mal feitos, mas a ausencia de pintura no forro por exemplo é em razão da falta de dinheiro, ja que ocorreram serios vazamentos no telhado e a pintura original foi perdida. Estao aguardando pelo que eu sei arrecadar dinheiro suficiente para que os herdeiros da pessoa que originalmente pintou o forro e que continuam neste trabalho venham fazer a restauração. Dá para imaginar os custos certo?? Se o senhor está tão preocupado com o estado da igreja converse com o padre Silvio e quem sabe o senhor pode contribuir por este canal para aumentar as doaçoes que estao sendo arrecadadas para atingir este objetivo, ok????

Unknown disse...

Anônimo último: a igreja pertence à comunidade e cabe ao padra responsável pedir ajuda do povo para o completo restauro. O Taiadablog se dispõe a colaborar, conclamando a população a ajudar. A Cúria Metropolina também deve dar sua parcela de contribuição, ok?
O que não pode é pedreiro ficar enchendo de cimento porque senão fica mais dificil o restauro, não é?

Anônimo disse...

Anônimo - último - Acompanhei uma arrecadação p/ compra de sinos em que foram inclusive, impressos boletos, p/ igreja Sto. Antonio e silêncio... Será que o povo acreditará em contribuições deste tipo? Não adianta argumentar que "houve isto", "não deu porisso"... etc. É simples dinheiro na mão, sino tocando.

Unknown disse...

Como já me referi na postagem, sou católico não praticante e o meu interesse pela igreja nada tem a ver com crença ou fé. Vejo a Igreja de São João Batista, como importante marco histórico de nossa cidade, cuja preservação é imprescindível para a sociedade caçapavense. Proponho-me, como já disse, a ajudar uma campanha de arrecadação de fundos para o restauro do prédio mas, quem deve assumir a tarefa de cobrar resultados, certamente são os frequentadores da religião católica.
Mesmo assim, acho que o simples fato de receber estas informações sobre o assunto, já representam uma ajuda sem precedentes já que contamos com centenas de acessos ao dia, que repercutirão estas idéias de modo favorável.
Peço entretanto, ao anônimo acima, que levantou o assunto, que em seus próximos comentários, utilize-se de algum nick name ou até mesmo nome próprio (não precisa necessáriamente ser o seu), para que possamos direcionar exatamente nossas respostas. Como dissemos, são centenas de acessos ao dia e, se todo mundo que comentar, utilizar a expressão anônimo, teremos dificuldades em posicionar melhor os pontos de vista, ok?
Muito obrigado por suas considerações, anônimos!

Injuriado disse...

Este negócio do sino, a que o anônimo se refere, parece ser real. Não ouvi mais nada sobre o assunto.