Taiadablog: Basílica de Aparecida ganha vitrais novos !!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Basílica de Aparecida ganha vitrais novos !!!


O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, ganha novos vitrais projetados pelo artista plástico Claudio Pastro e desenvolvidos pela Geukas Vitrais.
As grandes janelas estão localizadas nas naves norte, sul, leste e oeste, sobre os Pórticos de entrada que possuem, cada um deles, três arcos.

Os vitrais coloridos medem em cada nave 350m², são quatro com tamanho total de 1400 m². “É um trabalho grandioso, pois as janelas são compostas por vigas e colunas de concreto, formando quadros de aproximadamente 2,40m x 2,40m cada um.

Os vitrais estão sendo feitos para valorizar o ambinete com seu efeito decorativo, artístico e espiritual já que cada nave possui um significado que incide diretamente sobre o altar. No local existe também uma viga circular de 8,10m com um trabalho em alvenaria no formato de uma grande cruz, próxima a elementos vazados pré-moldados de 0,60m x 0,60m.”, detalha Frederik Hendrik Antonius Geuer, da Geukas Vitrais.

No projeto de vitrais está sendo instalado vidros coloridos importados, com espessura de 3mm a 6mm (especiais). “O estilo do projeto é moderno, diferenciando-se dos antigos vitrais sacros, e as cores são variadas, nas naves serão seis tons de azuis misturados do alto a baixo, com efeito, de um imenso caleidoscópio e na parte central variações de Rosácea com intenção simbólica.

Na Nave Norte Rosácea de vidro na cor vermelha com círculo de cor amarelo ouro para laranja, partindo do centro, tendo nas extremidades vidros vermelhos lembrando as Chagas do Cristo, fazendo referências aos painéis ali colocados, sobre a vida pública de Jesus. Na Nave Sul Rosácea de vidro na cor azul com círculo de vários tons de azul claro.

Já na Nave Leste Rosácea de vidro na cor turquesa com círculo de tons turquesa pois faz referência aos painéis dos evangelhos da ressurreição. O vitral da Nave Oeste Rosácea de vidro na cor lilás com círculo de tons lilás por remeter aos painéis da paixão e morte de Cristo.”, descreve Frederik.

O maior templo católico do Brasil foi iniciada em 1955 e inaugurada pelo Papa João Paulo II em 1980. Desde o ano 2000, Cláudio Pastro passou a ser o responsável pelo projeto artístico - painéis, vitrais, azulejos, revestimentos – da construção.

Os trabalhos em vitrais da Geukas iniciaram há 3 anos, uma das 4 naves em vitrais já está pronta e as demais estão em produção, não há previsão de termino por causa da grandiosidade da obra.

A Geukas Vitrais, que completa 21 anos em 2010, já fez outros vitrais para a Basílica. Para conhecer mais acesse www.vitraisgeukas.com.br.

Um comentário:

Banzo disse...

A inserção de modernidades na Basílica, ao meu ver, descaracterizam seu projeto original.