Taiadablog: Senado aprova reajuste de 7,72% para aposentados !!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Senado aprova reajuste de 7,72% para aposentados !!!


Em votação simbólica, os senadores aprovaram na noite desta quarta-feira (19) o reajuste de 7,72 % para os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo. A matéria agora vai à sanção ou veto do presidente molusco!

“Por uma questão de estratégia, estou deixando de mexer no fator previdenciário, que isso precisa ser feito. Eu recomendo a aprovação do projeto, ficando da forma que veio da Câmara”, afirmou o relator do projeto na Casa, o líder do governo, o senador Romero Jucá (PMDB-RR).

O fator previdenciário foi criado em 1999, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, como forma de inibir aposentadorias precoces e reduzir o rombo da Previdência. Na prática, o fator previdenciário é um redutor do benefício, conforme o tempo de contribuição e a idade. O governo Lula já informou que não permitirá o fim do fator.

O molusco também já teria se manifestado sobre vetar o reajuste de 7,7%. "É uma irresponsabilidade para o país, inventaram um índice sem base financeira. Mas cabe ao Senado decidir. O presidente Lula não toma medidas eleitoreiras, é um homem responsável, e vai vetar", disse o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), antes da votação no Senado.

Já o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que votou pelo aumento de 7,7%, acha que Lula não vetará o aumento. "Em ano eleitoral, os políticos ficam mais sensíveis", disse ele.

Antes de votarem o reajuste dos aposentados, os senadores aprovaram, por unanimidade, o projeto "Ficha Limpa", que impede o registro de candidaturas de políticos com condenação por crimes graves após decisão colegiada da Justiça (mais de um juiz). Essas votações polêmicas aconteceram em uma sessão de cerca de 4 horas.

Um comentário:

Banzo disse...

Se alguém acompanhar o impostômetro,verá que é recorde sobre recorde a arrecadação. A despesa gerada em um ano com o aumento aos "miserables", é coberta com o aumento - sòmente aumento- em apenas um mês de arrecadação."No money"? como?