Taiadablog: Irã assina acordo nuclear mediado pelo Brasil !!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Irã assina acordo nuclear mediado pelo Brasil !!!



O Brasil amanhece sob o impacto de uma notícia vinda de Teerã.

Os brasileiros ainda dormiam quando Lula foi ao café da manhã, nesta segunda (17).

O molusco sentou-se com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan e, depois do desjejum, comunicaram acerto esboçado na véspera onde, sob mediação do Brasil e com a participação da Turquia, o Irã concordou em assinar um acordo para a troca de urânio por combustível nuclear!

A coisa deve funcionar assim: O Irã enviará à Turquia 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento (3,5%), que ali ficará guardado, sob vigilância turca e iraniana, pelo período de um ano.

Decorridos os 12 meses, o Irã receberia em troca 120 quilos de urânio enriquecido a 20% da Rússia e da França. Material destinado a pesquisas médicas.

Trata-se de uma fórmula parecida com a que havia sido sugerida, no final do ano passado, pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica da ONU).

A diferença é a presença da Turquia como fiel depositária do urânio do Irã. O governo turco mantém boas relações com Teerã e também com o Ocidente, e comprometeu-se a devolver o urânio a Teerã caso os russos e os franceses não cumpram com a sua parte no acordo.

O acerto será submetido agora à AIEA. Só vai ser implementado se obtiver o aval da agência da ONU. Imagina-se que o novo cenário pode esvaziar o balão das retaliações ao Irã, soprado pelos EUA, com a ajuda da comunidade Européia.

Minutos depois do anúncio do acordo, o governo israelense mandou dizer que o Irã está apenas “manipulando” o Brasil e a Turquia!

2 comentários:

Luiz Antonio disse...

JC, veja só: "O diretor da Organização de Energia Atômica do Irã, falou hoje, simplesmente o seguite: "Não existe relação entre o acordo de troca e nossas atividades de enriquecimento. Vamos continuar nosso trabalho de enriquecimento de urânio a 20%".

Ora vejam! O tal acordo “costurado” por Luiz Inácio fala justamente que eles não farão isso!
Acho que este acordo foi comprado pelo Lula, só para fazer fricote junto à opinião pública!

Cético disse...

Luiz Antonio, voce retratou exatamente, ouça - exatamente - o que eu iria escrever. Voce faz parte das "cabeça pensantes" deste país. Espero que muitos, muitos mesmo - tenham esta visão e dêem à noticia o crédito que ela merece.