Taiadablog: Um projeto arquitetônico de primeira grandeza !!!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um projeto arquitetônico de primeira grandeza !!!

Vista frontal do Santuário de Santo Antonio de Pádua


Meus amigos: hoje quero fazer uma especial homenagem a um grande caçapavense, quatrocentão, nosso amigo há milênios, profissional reconhecido por seus projetos arquitetônicos inigualáveis, motor principal da edificação do Santuário de Santo Antonio de Pádua, na Vera Cruz, iniciada em Dezembro de 1922 e finda em Setembro de 1998!

A construção do Santuário de Santo Antonio de Pádua, foi feita em torno da velha igrejinha que ali existia, que só foi demolida inteiramente, após o término das obras principais, numa atitude bem diferente do padrão de construções da época, minimizando o impacto sobre o cancelamento de eventos religiosos, os quais foram mínimos.

A edificação do Santuário incluiu linhas modernas com sinuosidades atípicas para os padrões de construção da época, que acabaram por criar espaços amplos, com grandes áreas de iluminação natural e ventilação, além de pequenos jardins internos e externos que enriqueceram e valorizaram à destinação dos ambientes!
Já com cerca de 12 anos do final da construção, o Santuário de Santo Antonio de Pádua ainda carrega ares de modernismos que marcarão, para sempre, os projetos de nosso amigo Arquiteto e Urbanista Paulo Roberto Câmara, a quem damos nossos parabéns!

Vejam alguns detalhes da bela obra:

Vista do interior do Santuário
Vista da lateral esquerda
Vista da área central
Vista da saída principal

No dia 22 de dezembro de 1998, em cerimônia realizada pelo atual bispo Diocesano Dom Carmo João Rhoden, de São José dos Campos, a nova Igreja de Santo Antonio foi sagrada e elevada à Santuário de Santo Antonio de Pádua!

Nenhum comentário: