Taiadablog: Vem aí a Semana do Folclore caçapavense !!!

domingo, 25 de julho de 2010

Vem aí a Semana do Folclore caçapavense !!!

Recebemos, do Secretário de Cultura de Caçapava Fabrício Correia, o email abaixo, onde temos um "briefing" da Semana do Folclore, que deverá se realizar de 23 a 25 de Agôsto próximo, co mais uma ótima idéia para a cultura caçapavense! Vejam:

"Prezado JC Flores,

Do baú de Dona Darcy Breves de Almeida, ícone da educação e baluarte do estudo de nosso folclore, saiu mais uma ideia que iremos executar.

A Semana do Folclore 2010 a ser realizada entre os dias 23 a 25 de agosto terá como enfoque os Cadernos de Receitas.

Queremos resgatar a memória culinária da família caçapavense, já que cada prato conta um pouco da história de cada um.

Costumo dizer, que sabor e cheiro são fortes testemunhos do passado. E você sabe que esse passado a cada dia mais distante, devido a essa modernidade contumaz que insiste em apagar traços importantes de nossa personalidade, pode, a qualquer momento, se fazer presente por meio do poder de sentidos como paladar e olfato.

Quem esquece o cheiro de um bolo preparado por alguém que amamos em uma tarde chuvosa de inverno ? Ou de um café preparado em um fogão a lenha de um lugar longínquo que ainda habita nossas lembranças ?

É isso que queremos trazer a tona. Em uma época em que culinaristas dão receitas de como fazer bolo em caneca, por meio de programas matutinos na televisão aberta, vamos enaltecer a tradição familiar de passar as receitas de gerações para gerações.

Estamos produzindo um vídeo documentário sobre as receitas das famílias caçapavenses e sua relação de afetividade em cada livro de receita herdado.

Convidamos para abrir a semana o grupo musical Rádio Comida, que faz muito sucesso na cena cultural alternativa, parodiando grandes canções da música brasileira e internacional, trocando suas letras por receitas e pratos. Confiram : http://www.radiocomida.com.br/
No segundo dia teremos a professora Conceição Fenile Molinaro, especialista na obra de Monteiro Lobato que irá abordar, as receitas de Tia Nastácia.
Escolhemos Nastácia por seu inebriante cheiro de brasilidade. Enquanto Dona Benta, de formação européia, contava estórias evocando a Mitologia Grega, Tia Nástacia apresentava as crianças nosso rico folclore. Ela representa a sabedoria popular.

E para encerrar a semana convidei a dupla sertaneja raiz Celia e Celma que irão apresentar o espetáculo “Cantando Receitas”. Versejadas por elas e com todos os ingredientes, as receitas se transformam em música.
A “canjiquinha com costelinha” é um xote, “o bolinho de macarrão”, uma tarantella, a “vaca atolada”, um calango.
São 15 receitas cantadas, que estão gravadas no CD que acompanha o livro “Do jeitinho de Minas”, que ganhou o Gourmand World Cookbook Awards. Veja : http://www.celiaecelma.com.br/.
Finalizando gostaria de continuar recebendo contribuições nesse sentido, estórias curiosas que envolvam caderno de receitas, ocorridas em nossa Caçapava.

Mais do que receitas alimentícias, queremos incentivar o uso de ingredientes que alimentem os sonhos. Sonhar é ter certeza da presença do Criador em nossas vidas.

Um grande abraço, Fabrício Correia"
O Secretário Fabrício tem motivos para estar satisfeito da vida pois, além dos ótimos projetos com os quais imprime uma personalização otimizada à cultura caçapavense, ainda recebe elogios de personalidades, como o tweet postado pelo Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Andrea Matarazzo:
" AndreaMatarazzo @FabricioCorreia tenho falado de seu trabalho para muitos outros secretarios municipais. Recomendo que o visitem. A Secretaria tambem vai aí. "

2 comentários:

Claudia Resende disse...

Acredito que esta receita caiba perfeitamente dentro da proposta.


VAMOS COMER BOLINHO DA PRIMA?

Vamos comer "Bolinho da Prima"? Sua resposta provavelmente será: "o que é isto"? Prima foi uma filha de escravos da fazenda de meu bisavô, Joaquim Pantaleão casada com Sabino Leite que criou os bolinhos conhecidos hoje como "Bolinhos de Quermesse de Caçapava". Na década de 20 a família de Sabino morava numa casinha da rua do Porto tendo como fundo a área da fazenda. Nos dias de frio de junho, Prima colocava uma das filhas para vender em um tabuleiro na porta de casa os deliciosos bolinhos a base de lingüiça e farinha que faziam o maior sucesso. Com o tempo e as proximidades das festas juninas, os bolinhos passaram a ser presença obrigatória nas quermesses e festas de "Corpus Christi". Hoje, com a receita simplificada é possível de ser comido nas quermesses da cidade e, sua fama, já rompeu fronteiras, muitas vezes com a receita totalmente deturpada. A receita original do verdadeiro "Bolinho da Prima me foi passada pela dona Benedita que morava na Rua Vinte e oito que os fazia de maneira primorosa. Aqui vai a receita original do famoso "Bolinho da Prima" fornecida por ela.
"BOLINHO DA PRIMA"
Ingredientes:
1 Kg de farinha de mandioca crua / 1 cebola / 2 dentes de alho / 2 tomates maduros / 1 maço de cheiro verde / 1 colher de sopa de óleo / 1 kg de lingüiça / 1 litro de água / sal a gosto
Preparo: Numa vasilha juntar a farinha de mandioca a cebola, o alho, o cheiro verde, os tomates picados sem pele e sem sementes. Adicionar o óleo. Ferver a água e adicioná-la aos ingredientes. Misturar com uma colher de pau. Fritar bem a lingüiça (não a ponto de torrar), picar em pedaços pequenos e acrescentar à massa. Enrolar de tamanho um pouco maior que brigadeiro. Fritar em óleo bem quente. Comer acompanhado de quentão ou vinho quente.
OBSERVAÇÃO : Cuidado ao adicionar o sal porque a lingüiça normalmente já o tem em grande quantidade. Outro detalhe muito importante, é que a farinha de mandioca deve ser crua para que não estoure quando fritar.
Claudia Monteiro Resende

FREI TOMATE disse...

JC, mantenha essa matéria "no ar", para que perdurem os comentários...