Taiadablog: Médicos mutreteiros comprometem a função!!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Médicos mutreteiros comprometem a função!!!

Meus amigos: muitas são as denúncias envolvendo médicos contratados pelas redes estaduais, federais e municipais de saúde, para prestar serviços de atendimento à população que, embora recebam seus salários normalmente, acabam enganando à população, mediante risíveis e desencontradas alegações, deixando de comparecer ao trabalho, em troca da prestação de serviços, em clínicas e consultórios particulares, de melhor rentabilidade!

Isto é uma vergonha, uma atitude aética e ilegal por parte de quem, sob juramento, deveria estar sempre pronto a socorrer seu semelhante. É claro que se pressupõe que este profissional deva ser muito bem remunerado, não é mesmo? Afinal, depois de anos de estudo e aperfeiçoamento, nada mais justo!
O que não pode, é este profissional esconder-se, em sua pequenez, e colocar o vil metal à frente dos nobres objetivos tão bem apregoados em seu processo de formação profissional e, para estes, é que deve ser providenciado, um tratamento de choque, que possibilite sua recuperação como médico e homem, em benefício da sociedade!

Já não é a primeira vez que falamos aqui sobre o assunto: o paciente, o doente, aquele que comparece aos postos de saúde para uma consulta ou tratamento, só conhece mesmo, daquele que vai lhe prescrever a medicação, o primeiro nome e olhe lá! Dificilmente saberá seu nome inteiro, sua especialidade e demais dados que possam identificá-lo, inclusive com a perspectiva de fiscalizar seu trabalho!

Assim sendo, propomos que todos os médicos contratados pelos estados ou pelos municípios, tenham à porta de ssuas respectivas salas de atendimento, plaqueta contendo seu nome por inteiro, sua especialidade, seu número de registro no CRM, além de seu horário de trabalho completo, inclusive com os horários de alimentação e folgas!

Desta forma, ficaria muito mais fácil esta atividade ser fiscalizada, além de se proporcionar um melhor estreitamento de relações entre paciente e médico, extremamente importante para o tratamento e recuperação dos doentes!

4 comentários:

apenas um profissional disse...

Sei que minhas colocações irão gerar muitos questionamentos contrários, mas preciso falar.
Sou médico do setor público na região e acredito sinceramente que o problema é a baixa remuneração oferecida aos médicos. Tudo bem, eu e outros colegas podemos sair do serviço público e atender em outros locais "mais rentáveis", contudo, tenho certeza que com os valores pagos o serviço público ficará com deficiência em diversas especialidades, e daí, o que fazer? Tenho certeza que no período em que atendo, faço isso com todo zelo, cuidado e qualidade...Realmente, pelo o que é pago eu poderia trabalhar em outros locais, mas tenho um prazer enorme de atender a esta população que muitas vezes não tem outra opção que não seja o serviço publico. Fiz 6 anos de faculdade, 4 de especialização, pós graduação, mestrado e o que recebo por tudo isso? Valores entre R$ 2000,00 e R$ 2500,00 como salário base de 20 horas semanais! Não sou melhor do que nenhum outro profissional, cada um deve ter seu valor no mercado de trabalho...mas será que este valor é justo e adequado para 20 horas semanais! Garanto que várias fabricas tem salários bem maiores do que este em diversas funções.
Enfim, muitos ainda irão questionar, mas digo tranquilamente, amo o que faço e faço muito bem, modéstia a parte, mas somente sacerdócio não paga contas. Não pretendo ficar milionário, mas um mínimo de dignidade é o que espero.
Agora, vereadores ganham muito, comissionados mais um tanto, e os culpados somos nós...

Unknown disse...

Ao Apenas um Profissional, devo dizer que concordo inteiramente com suas colocações, inclusive em função de ter um profissional destes, em minha própria família: minha filha é formanda (Novembro próximo) de medicina e certamente enfrentará o mesmo tipo de problema: baixos salários!
Espero que esta situação seja corrigida o mais breve possível, é um abuso vereadores semi-analfabetos ganharem rios de dinheiro, enquanto que profissionais como voce, dependam de merrécas como as citadas.
Gostaria também, de deixar bastante claro, que a situação encontrada em nossa postagem, não deve ser encarada de forma generalizada pois entre os médicos, também existem aqueles que, ainda que prejudicados financeiramente, exercem a profissão com amor e zelo, como é, certamente, o caso do Apenas um Profissional.

apenas um profissional disse...

Caro JC, Fico grato por suas colocações. Acompanho seu blog diariamente e por isso já sabia que você tem uma filha que estaria se formando em medicina e digo que realmente e, infelizmente, ela terá um cenário cada vez mais adverso para enfrentar. Mas esteja certo, muito da profissional que ela será não virá das salas de aula, mas da criação que sua familia proporcionou...mas esteja certo também, muitas horas você sofrerá junto com ela diante das dificuldades que cada vez mais nossa profissão tem nos oferecido.

Jansen Terra disse...

JC flores voce chamou os vereadores de analfabetos, por que não os deputados estaduais e os federais, será que não estão no mesmo barco? Isso sem falar no Presidente analfabeto que tivemos e ainda ostenta o titulo de doutor horis causa e continua vivendo do erário público para o resto da vida, além de outras benesses. Depois são os médicos que levam a fama. Aqui em Caçapava existe uma oposição sem vergonha que vive descendo a lenha nos profissionais da saúde, como se eles fossem os únicos culpados pelo mau atendimento. Mas vou em defesa da classe, pois embora tendo plano de saúde estive em uma cidade que meu plano não cobria e precisei do sistema único de saúde e fui muito bem atendido pelo médico, que por sinal era muito jovem, mas competente.