Taiadablog: Megaron Txukarramãe escreve carta pública a Aritana Yawalapiti !!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Megaron Txukarramãe escreve carta pública a Aritana Yawalapiti !!!

Megaron, Raoni e Aritana, Lideranças indígenas no Xingú


O líder Megaron Txukarramãe, do povo Kayapó, sub-grupo Metuktire, escreveu uma carta ao grande líder Aritana Yawalapiti e o conclama a ser duro com o presidente Lula, que, para eles, tem sido um verdadeiro inimigo público número 1.

A situação do médio rio Xingu está se complicando cada vez mais. O governo Lula não pode empurrar esse protesto com a barriga. Há que se encontrar uma saída e ir conversar com os indígenas diretamente. Não tem outro jeito! Sem os índios, ninguém vai construir NADA no Rio Xingú!

Vejam a carta para o Cacique Aritana (Tradução literal)

"Nós aqui do movimento de paralização da Balsa (travessia do rio Xingu), chegou até nosso conhecimento a sua mensagem que você juntamente com seu irmão mandou para o Luiz Inácio Lula da Silva, a qual você fala que este homem não está tratando nós indios como irmão, como amigo e nem como parente.

Pois é, Aritana...Luiz Inacio Lula da Silva tem se demonstrado que é o nosso inimigo número um dos índios, do meio ambiente e dos rios. Ele quer modificar o Rio Xingu.

No seu governo fica bem claro que ele é inimigo da natureza e é contra a preservação do meio ambiente. Com a construção da barregem de Belo Monte que ele quer fazer, o nosso rio Xingu nunca mais vai ser este belo rio que o nosso pai criador construiu para nós indio e nos deu.

Estamos indignados, pois, muito de nossos parentes votaram nele elegendo novamente, pensando que ele iria governar com democracia, considerando o indio e preservando a natureza, nossos parentes pensavam que ele ia considerar nós indios com gente, mas isso não esta acontecendo com os povos indigenas no governo de Lula. Veja como está a Funai de Brasilia que não resolve nada ... só atende para dizer não aos indios.

Nós entendemos que ele quer é nossa destruição, quando ele fala que vai construir belo monte de
qualquer jeito, isso fica bem claro.

É melhor ele acabar com a FUNAI e com nós indios.

Assim ele pode acabar com a Amazônia, rios, floresta e fazer tudo que ele pretende fazer com o Brasil. Ele acabando com nós aí nós não vamos estar vivos para ver esta grande destruição. Então ele pode fazer o que quizer. Por que nós não aceitamos a barragem de Belo Monte; não aceitamos dinheiro, não aceitamos o zoneamento do estado de Mato Grosso, este governo quer acabar com a nossa riqueza como os peixes, as caças e os rios.

Para nós Lula é um demônio, um verdadeiro monstro.

Nós lideranças Indigenas deste movimento queremos lhe solicitar pra você, Aritana, como um grande líder, pra não se referir ao governo lula como:

-Nós estamos muito tristes.
Não ...não, não estamos tristes, estamos revoltados com este governo, estamos revoltados com Luiz Inacio lula da Silva.

-Solicitamos de Vossa Senhoria Senhor presidente.
Não...não, não adianta tratar o nosso inimigo com carinho: cadê a consideração que Lula tem pelos Índios?

Queremos ver nossos líderes ter mais força em suas palavras para este governo que é contra nós.

Assim pedimos o apoio de nossos parentes para nós nos unirmos junto a este movimento:

Lideranças: Kaiabi, Kalapalo, Yawalapiti, Meinako, Auweti, Kamaiura, Waura, Matipu, Txicão, Juruna, Yudja, Suiá, Nafukauá, Kuikoro, Trumai.

(ass)
Líder Indígena Megaron Txucarramãe"
Pois é, a falta de humildade dos (in)governantes, vai acabar, certamente, com um grande conflito inter-racial e a Usina Belo Monte, que, em nossa opinião, deveria se chamar Usina das Maracutaias, acabará não saindo do papel, di novo!
Ou será que ainda tem alguém que duvida que aquilo será uma comedeira desenfreada dos diabos prá todos os lados?

Um comentário:

Mauricio disse...

Olá JC: tive a oportunidade de conhecer pessoalmente ao cacique Aritana, quando tínhamos 15 anos (temos a mesma idade) em Brasília (ainda em fase de construção, por volta de 1965). Na época, ele estava sendo preparado para ser o cacique dos Yawalapiti, como de fato passou a ser quando completou a idade e os treinamentos. Posteriormente, encontrei-o, pessoalmente, na aldeia Yawalapiti no encontro dos Rios Kuluene e Batovi e depois, em duas ou tres ocasiões, já na aldeia atual, perto do encontro dos Rios Kuluene e Tuatuari, mais ou menos 5 km. do Posto Leonardo Vilas Boas no Alto Xingú, no Mato Grosso. Trata-se de pessoa séria, ciente de sua responsabilidade perante a sociedade, individuo preocupado com a destruição da floresta e sabedor que faz parte de um sistema que pode vir a beneficiar, e muito, ao meio ambiente da região amazônica!
Através deste blog, que tenho certeza que ele vai ver e comentar, desejo-lhe sucesso e saúde para esta empreitada gigante!