Taiadablog: Caçapava disponibiliza programa para quem quer parar de fumar !!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Caçapava disponibiliza programa para quem quer parar de fumar !!!



A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza desde o segundo trimestre de 2010, o programa “Caçapava Livre do Tabaco”, realizado em parceria com o Ministério da Saúde.

O objetivo é ajudar os fumantes que desejarem largar o tabagismo, oferecendo assistência médica, reuniões em grupo e medicação aos interessados.

O programa é gratuito e funciona em dois PSFs do município, no Jardim Caçapava (Rua Bolívia, 160) e na Vila Santos (Rua Castro Alves, 408), atendendo a oitenta pessoas por mês nas duas unidades.

É voltado a toda população do município e não somente aos moradores destes bairros.

Seu desenvolvimento é feito por meio de reuniões semanais em grupo de 20 pessoas, por um período de quatro semanas e mais dois retornos posteriores em períodos de 15 dias e dois retornos em intervalos de 30 dias para monitoramento.

A equipe que desenvolve o projeto é composta por quatro profissionais, uma médica generalista, dois enfermeiros e um fisioterapeuta. Todos passaram por treinamento e capacitação em São Paulo, pela equipe do CRATOD – Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas, ligado ao Governo do Estado.

O tratamento inclui duas grandes abordagens: a abordagem cognitivo-comportamental, que combina intervenções cognitivas com treinamento de habilidades comportamentais, usada para o tratamento das dependências, ensinando o indivíduo a se tornar um agente de mudança de seu próprio comportamento.

A outra abordagem é a farmacoterápica, que inclui o uso de medicações de apoio para alguns pacientes, com a função de facilitar a abordagem cognitivo-comportamental. Estas medicações são restritas ao programa.

O atendimento a novos interessados é feito por meio de uma lista de espera. A cada mês são atendidas 80 novas pessoas. Os interessados devem entrar em contato com uma das unidades de saúde pelos telefones 3655-6594 (PSF Vila Santos) e 3655-0541 ou 3655-6874 (PSF do Jardim Caçapava).

Resultados:
Já foram atendidos pelo programa desde sua criação 163 pessoas, das quais 74 conseguiram parar de fumar, ou seja, 45,40%. O número é considerado positivo.

A meta da Secretaria de Saúde é ampliar o programa a todos os PSFs do município, mas para isto é necessário a formação de novas equipes de profissionais, que dependem da capacitação oferecida pelo Estado!

Nenhum comentário: