Taiadablog: Governo moderniza controle de voo !!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Governo moderniza controle de voo !!!

O ministro da Defesa, Celso Amorim, conhece novo sistema de controle de tráfego aéreo
Apresentado oficialmente ontem pelo Ministério da Defesa, o novo sistema de controle do tráfego do espaço aéreo do Brasil já vem sendo empregado pelo Icea (Instituto de Controle do Tráfego Aéreo), sediado em São José dos Campos, para o treinamento dos futuros profissionais que irão trabalhar nos aeroportos brasileiros.

O programa foi desenvolvido pela empresa Atech em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira) e exigiu investimentos de R$ 9 milhões. Outros R$ 15 milhões serão aplicados na implantação do sistema em todo o país até o final do primeiro semestre de 2012.

A Atech é uma das parceiras da Embraer Defesa e Segurança, que detém 50% do capital da empresa, especializada em programas nas áreas de comunicação e segurança.

Denominado de Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), o novo programa foi apresentado ontem no Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) em Curitiba (PR).

O sistema permite maior autonomia ao controlador de voo na tomada de decisões, consolidando na tela do computador dados de 20 sistemas diferentes, que fornecem informações sobre condições me-teorológicas, altitude, distância e plano de voo da aeronave, entre outros parâmetros. O sistema atual, o X-400, reúne informações similares mas, para acessa-lo, é necessário comandos no teclado.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou que o Sagitário representa um avanço tecnológico importante e mostra a capacidade do país de desenvolver tecnologias.

“O Brasil demonstra a sua capacidade de gerenciar o espaço aéreo e de desenvolver tecnologia para isso”, disse.

Antes de ser aprovado pela Aeronáutica, o sistema passou por testes de validação no Icea e hoje integra o programa de formação de operadores de controle de voo, segundo informou o diretor do DCTA, brigadeiro Ailton Pohlmann..

Nenhum comentário: