Taiadablog: Médicos de Ribeirão Preto prestam atendimento no sertão baiano !!!

sábado, 3 de setembro de 2011

Médicos de Ribeirão Preto prestam atendimento no sertão baiano !!!

Neste sábado (3) e domingo (4), partirão, em vários aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Passaredo, os médicos e voluntários que irão prestar atendimento a duas comunidades do sertão baiano.
Durante uma semana, a caravana Voluntários do Sertão 2011 contará com a participação de 300 profissionais de saúde, que deverão realizar 20 mil atendimentos gratuitos à população carente de comunidades ribeirinhas e quilombolas. A iniciativa está completando onze anos.
Em 2011, a Organização Voluntários do Sertão atenderá as comunidades de Carinhanha e Malhada, as margens do Rio São Francisco, com atendimento odontológico e em 17 especialidades médicas - clínica médica, cardiologia, pediatria,ginecologia, dermatologia, urologia, psiquiatria, oftalmologia, ultrassonografia, gastroenterologia, odontologia, psicologia, cirurgia plástica, cirurgia geral, anesteseologia, enfermagem e farmácia.

Os médicos também irão realizar cirurgias de pequeno e médio porte, como de catarata. Os equipamentos de centros cirúrgicos e todos os materiais necessários para realização dos procedimentos seguiram em carretas para a Bahia. A ação conta com o apoio da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, que cedeu um navio-hospital.

Os voluntários vão distribuir kits de higiene pessoal e bucal, dentaduras, óculos de grau e os medicamentos prescritos para os pacientes atendidos. Segundo dados do IBGE 2010, Carinhanha tem 28.716 habitantes, ocupa uma área de 2.752km2. Seu IDH é 0,607 e o PIB per capita anual é de R$ 2.823,32. Já Malhada, tem 16.008 habitantes, ocupa uma área de 2.138km2. Seu IDH é 0,575 e o PIB per capita anual é de R$ 3.439,45.

Este ano, uma equipe de educadores fará a capacitação técnica de 500 profissionais da Educação, entre diretores, vice- diretores, professores de educação infantil, ensino fundamental ecoordenadoras pedagógicas.

Gostaria de registrar a participação, neste ano, de minha filha Sara, que se forma em Novembro próximo, na Faculdade de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, SP.

A ONG Voluntários de Sertão foi criada em 2000 pelo empresário baiano Doreedson Pereira, o Dorinho, para prestar atendimento médico e odontológico gratuitamente para a população carente. Nos dez anos de atividades, a ONG mobilizou 2,5 mil voluntários e realizou mais de 65 mil atendimentos gratuitos em saúde e cidadania.

O mutirão de saúde e cidadania é gratuito e anual. A ação conta com o apoio de empresas e governo. A equipe de voluntários é composta por médicos de várias especialidades, dentistas, enfermeiros, psicólogos, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos e populares de boa vontade, liderados por especialistas das respectivas áreas.

A caravana segue por caminhões, aviões e vans que cortam o país e realiza uma maratona de atendimento que dura uma semana e resulta na maior ação de saúde e cidadania do interior da Bahia.

Nenhum comentário: