Taiadablog: Franco Montoro: voz democrática !!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Franco Montoro: voz democrática !!!

Aos 18 anos, o paulistano André Franco Montoro entrou para a faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, cursou e formou-se em Filosofia e Pedagogia. Queria satisfazer o antigo desejo do pai tipógrafo de origem italiana e da mãe descendente de espanhóis. Seguiu em frente.

Tornou-se professor e procurador de seu estado. Na mesma eleição em que Jânio Quadros iniciou sua carreira política, elegeu-se vereador. Para Montoro, era o começo da vida pública que só terminaria mais de cinqüenta anos depois.

Teve um mandato de deputado estadual e três de federal. Em 1961, assumiu o ministério do Trabalho e Previdência Social do governo parlamentarista de Tancredo Neves. Com a deposição de João Goulart, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro, hoje PMDB, elegendo-se senador por duas vezes.

Em 1982, na primeira eleição direta desde o golpe militar, candidatou-se governador de São Paulo. Ganhou do antigo colega de PDC e ex-presidente Jânio Quadros e do sindicalista Luis Inácio Lula da Silva. Deixou sua vaga no Senado, para o suplente Fernando Henrique Cardoso. Franco Montoro foi a todos os comícios do Diretas-Já, movimento que exigia eleições populares para a Presidência da República, e também um dos articuladores da escolha de Tancredo para o Planalto.

Com a volta do pluripartidarismo, liderou a fundação do PSDB. Concorreu novamente ao Senado, em 1989, mas desta vez foi derrotado por Eduardo Suplicy, do PT. Em 1994, conquistou pela quarta vez uma cadeira na Câmara Federal.
Um grande brasileiro!

Um comentário:

Briguento disse...

Voce terminou seu artigo com a frase: "um grande brasileiro". Quero deixar claro que isto é somente sua opinião, dela não compatilho, pois como politico foi um dissimulado tanto quantos demais de sua época e os atuais, pois a vida toda fez promessas vãs..