Taiadablog: O mágico Alceu Valença !!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O mágico Alceu Valença !!!

Alceu Valença era somente um dos tantos jovens que abraçaram a profissão de jornalista na década de 1970, trabalhando como correspondente do Jornal do Brasil em Recife!

Trocou o jornalismo pela música e, dois ou três anos depois, já despontava como artista de sucesso. Em 1975, ganhou prêmio com a música “Vou Danado Pra Catende” em um festival de MPB promovido pela tevê Globo.

Construiu um repertório admirável, mesclando ritmos e estilos de autores essenciais. De Luiz Gonzaga a Elvis Presley, de Jackson do Pandeiro a Ray Charles. Do baião ao rock, do frevo ao blues. Em 1995, já consolidado cantor e compositor, e fez questão de mostrar a simplicidade do casarão de três portas e dois andares onde morava em Olinda.

No térreo, sala para receber amigos e fãs. No piso superior, o quarto de dormir. De dormir não, de não dormir. Pois lá é onde ele passa a maior parte da noite e do dia trabalhando nos arranjos de novas canções, pesquisando, compondo, tocando violão.

No ambiente, o que chama a atenção é mesmo a simplicidade. Nada de equipamentos modernos. Além de um grande armário e uma poltrona confortável, somente a cama de madeira envolta por um grande mosquiteiro.

Para chegar à sacada bastam dois passos. Aliás, é da sacada que Alceu Valença leva milhares de foliões ao delírio no frenético carnaval de Olinda!

Nenhum comentário: