Taiadablog: Real: Itamar ou FHC ???

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Real: Itamar ou FHC ???


Em 27 de fevereiro de 1994, o Brasil finalmente viria conhecer um plano que equilibrava a economia: o Real. O presidente da República era Itamar Franco e o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

Mesmo sendo homem de perfil modesto e pouco interessado em demonstrar apego à vaidade, Itamar Franco tinha uma grande mágoa: seu nome era sempre omitido toda vez que alguém se referia à autoria do Plano Real.

Aliás, no início desse ano, no Senado, não se conteve e pediu um aparte a uma colega parlamentar que discursava na tribuna para corrigi-la, relembrando-a de que o Real foi lançado em seu governo. Não deixou claro, porém, se teve participação direta e detalhada em sua elaboração.

Essa foto aí, feita quando ele ocupava a Presidência, registra um dos tantos encontros que teve com então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. FHC é quem leva a fama de ter concebido o projeto que reduziu a baixíssimos níveis a inflação brasileira.

A imagem mostra uma cena rara: um futuro ocupante da cadeira presidencial sentado em posição coadjuvante. Meses depois desse momento, Fernando Henrique seria eleito para oito de mandado, durante os quais pode administrar o sucesso do Real!

Nenhum comentário: