Taiadablog: Mensalão terá prescrição de penas, diz Lewandowski !!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mensalão terá prescrição de penas, diz Lewandowski !!!


O crime, como se sabe, mora na vizinhança. A Justiça e a punição residem muito longe. No caso do mensalão, a distância já é medida em quatro anos. Considerando-se o ritmo do comboio, pode chegar a seis.

O risco de impunidade, antes apenas sussurrado, começa a ser admitido sob refletores. Numa entrevista com o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, o repórter Fernando Rodrigues perscrutou sobe a data do julgamento. “Não tenho uma previsão clara”, o ministro respondeu. Há risco de prescrição dos crimes? Da dúvida, evoluiu-se a certeza: "Com relação a alguns crimes não há dúvida nenhuma que poderá ocorrer a prescrição."

Parte dos 38 réus pode sair da encrenca ileso, sem punição? "Essa foi uma opção que o Supremo Tribunal Federal fez", resignou-se Lewandowski. Como assim? O fantasma da impunidade talvez não existisse se o STF tivesse delegado às instâncias inferiores o julgamento dos réus sem mandato.

"Talvez esse problema da prescrição não existiria por conta de uma tramitação mais célere."
Lewandowski é o ministro revisor do caso. Aguarda pela conclusão do voto do relator Joaquim Barbosa para, só depois, elaborar o seu. De antemão, avisa que a coisa será demorada: "Terei que fazer um voto paralelo ao voto do ministro Joaquim…” “…São mais de 130 volumes. São mais de 600 páginas de depoimentos. Quando eu receber o processo eu vou começar do zero…” “…Tenho que ler volume por volume porque não posso condenar um cidadão sem ler as provas."

Quer dizer: não são negligenciáveis as chances de o "julgamento" ser empurrado para 2013.
Aos pouquinhos, o vaticínio do companheiro Delúbio vai ganhando forma: isso ainda acaba em piada de salão.

É assim que se faz justiça: sinaliza-se, com antecedência de ano, que o processo não vai dar em nada. E parte-se para outro! Para quê serve este tipo de judiciário? A quem interessa, senão à bandidagem, à corrupção e ao crime organizado?

Nenhum comentário: