Taiadablog: Rosalina Baldacci: uma mestra especial !!!

domingo, 16 de setembro de 2012

Rosalina Baldacci: uma mestra especial !!!

Clique para aumentar
Ainda com boas lembranças do casarão dos Baldacci, na referência especial do pintor Ricardo Montenegro, eis que recebo aqui, uma sensacional homenagem a professora Rosalina Pereira Baldacci, matriarca da família, que ali deu muitas aulas de reforço escolar para toda uma geração de caçapavenses!

Um deles, nos presentou com a cópia de uma das provas que a professora Rosalina aplicava em seus alunos, no Curso Marechal Deodoro, mesmo nome da rua onde ficava a escola e o casarão!

Interessante observar-se na prova, feita naquele papel almaço que já não existe (ou existe ainda?) e já vinha com um delicado desenho, feito por ela mesma.

Abaixo da nota, ela colocava suas iniciais RPB. Corrigia até crase, como era de praxe naquela época!

Vejam voces porque é que a sociedade degringolou-se, por completo! A escola de hoje, não tem sustância. Naquela época, a escola pública era muito mais valorizada do que as particulares. Pela qualidade dos cursos, dos professores e até mesmo pelas belíssimas construções arquitetônicas, algumas resistindo até hoje!


Dona Rosalina com Aurinha Araujo e amigas
Nossa homenagem, portanto, aos professores de todo o país, na imagem da querida mestra Dona Rosalina Pereira Baldacci!

Quanto ao aluno que fez a prova acima, a nota, um tanto fora de esquadro, deve ter sido em razão de algum problemazinho eventual, motivo mais do que sério para não ter ido tão bem como sempre, pois o conheço muito bem, e garanto que sempre foi muito estudioso e inteligente!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, JCFLORES!

É importante registrar a história e contribuições de pessoas abnegadas, otimistas, competentes.

Necessitamos sempre realçar os bons exemplos para anular os efeitos dos maus.

Johnny disse...

Justa homenagem para a professora Rosalina. Parabéns, JCFlores por mais este competente registro da memória de Caçapava.

Maria C. disse...

Minha eterna professora preferida. Que saudades! As provas que ela nos dava, vinham todas com o papel almaço com pequenos dsenhos feitos à mão por ela, com a maior delicadeza.
Obrigado JC, pela oportunidade de dizer isto!

Nilton disse...

Vou entrar de carona nesta homenagem as "saudosas" professoras, e relembrar a minha "Dona Rozinha" e agradecer pela pacienciense que tinha conosco, que Deus a tenha.