Taiadablog: A Segunda Guerra das Malvinas!!!

sábado, 3 de abril de 2010

A Segunda Guerra das Malvinas!!!

Soldados britânicos após derrotarem os argentinos
nas Malvinas, em 1982!

A presidente argentina Cristina Kirchner voltou hoje a reivindicar a soberania das ilhas Falklands (Malvinas) relembrando os soldados argentinos mortos no conflito armado com a Grã-Bretanha em 1982. Morreram 649 argentinos e 255 britânicos. Em 14 de junho de 1982 os argentinos que invadiram as Falklands se renderam, dominados pelas forças da rainha britânica.

"Pretender soberania a 14 mil quilômetros de distância não é sustentável, nem historicamente, nem juridicamente, mas sobretudo por senso comum", disse Cristina Kirchner, na comemoração de 28 anos conflito.

Acontence que nem a visão argentina e mesmo a britânica podem prevalecer sobre a dos Kelpers, os habitantes das ilhas. Eles simplesmente não querem ser argentinos, mas britânicos.

O nome kelpers é como os próprios argentinos os chamavam, com um sentido pejorativo, de cidadãos de segunda classe antes de serem considerados britânicos pelo Ato de Nacionalidade de 1983.

2 comentários:

Lucas disse...

Argentino quer mesmo é ficar nas paradas, não é?

Anônimo disse...

Ate eu queria ser britanico nessa hora, prefiro mil vezes ser britanico do que argentino, pelo menos os habitantes da ilha não vivem num terceiro mundo como vivem os Argnetinos.