Taiadablog: A história do nascimento de Brasília !!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A história do nascimento de Brasília !!!


1761 – Marquês de Pombal, por motivos políticos lança uma idéia aparentemente fora do lugar: erguer uma nova capital de Portugal no sertão, a meio caminho da África e das Índias.

1883 – Na cidadezinha de Belcchi, na Itália, o padre salesiano João Bosco fala de um sonho-visão: “no Brasil, entre os paralelos 15º e 20º surgiria uma grande civilização, a Terra Prometida, onde correria leite e mel”. Foi exatamente aí que se daria a construção de Brasília.

1891 – A primeira Constituição da República estabelece, em seu artigo terceiro: “ Fica pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14.40 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal”.

1893 – Editado um mapa do Brasil, tendo, no Planalto de Goiás, um retângulo com a inscrição:
“ Futuro Distrito Federal”.

1922 – Num clima de festa, em Sete de Setembro, é lançada a pedra fundamental da futura capital, a nove quilômetros da cidade de Planaltina, em Goiás, no Centro da América Latina.

1940 – O presidente Getúlio Vargas lança a “Marcha para o Oeste”. Mas não pretende transferir a capital do Rio de Janeiro, projeto adiado desde a instalação da ditadura do Estado Novo.

1955 – Em 4 de abril, num comício em Jataí, Goiás, o candidato à Presidência da República, Juscelino Kubitschek, respondendo a uma pergunta, promete que, se eleito, fará a transferência da capital para o Planalto Central.
1956 – No dia 18 de abril, o Presidente Juscelino Kubitschek envia ao Congresso a “Mensagem de Anápolis” propondo a criação da companhia urbanizadora da nova capital do Brasil (Novacap). Propõe também que a cidade seja batizada com o nome de Brasília. Em 19 de setembro é sancionada a Lei nº 2.874, que determina a transferência, em definitivo, da capital. No mesmo dia é lançado o Concurso do Plano Piloto. Vence o urbanista Lúcio Costa com um projeto que tem como base “o próprio sinal da cruz”!
1957 – Em abril, surgem as primeiras casas de madeira na chamada Cidade Livre,onde todas as atividades são isentas de impostos. No dia 7 de maio é rezada a primeira missa, na presença de 15 mil pessoas.

1959 – Cerca de 60 mil candangos trabalham febrilmente na construção da cidade. No início, eram apenas mil. Faltando pouco mais de um ano para a inauguração, contava-se em Brasília e arredores mais de 100 mil habitantes, vindos de vários estados do Brasil.

1960 – Em 21 de abril, Brasília é inaugurada. Durante a missa comemorativa é lida uma mensagem radiofônica do Papa João XXIII. Emocionada, a multidão acompanha a cerimônia, ajoelhada no barro vermelho. Na instalação do Congresso Nacional, o deputado Ranieri Mazzilli diz: “Mais ainda que um milagre da vontade humana, Brasília é um milagre da fé”.

Nenhum comentário: