Taiadablog: Divulgado vídeo que mostra ataque a civis no Iraque !!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Divulgado vídeo que mostra ataque a civis no Iraque !!!

O vídeo acima foi gravado em 12 de julho 2007. As imagens reproduzem o “olhar” de metralhadora instalada num helicóptero Apache, dos EUA, e exibem a execução de 12 pessoas, entre elas duas crianças e dois funcionários da agência Reuters: o fotógrafo Namir Noor-Eldeen, 22 anos; e o assistente dele, Saeed Chmagh, 40.

Do helicóptero, os militares identificam pessoas “armadas” na rua. Enxergam na máquina fotográfica de Namir uma arma. Pedem autorização para abrir fogo. Obtida a ordem, acionam a metralhadora. Segue o sobrevôo. Minutos depois, enxergam um sobrevivente. Era Saeed, o assistente do fotógrafo. Ele rasteja. O helicóptero leva-o à mira.

Súbito, irrompe em cena um furgão, dois homens descem e tentam resgatar Saeed. Uma voz vinda do helicóptero diz que, além do sobrevivente, estão sendo recolhidas armas. Pede autorização para disparar. Após alguma hesitação, a ordem é dada. Nova chuva de balas contra alvos desarmados. Chega ao local uma equipe do Exército americano. Os soldados retiram do furgão duas crianças.

As imagens foram levadas à web, nesta segunda (5), pela ONG WikiLeaks. O Pentágono ainda não se manifestou oficialmente. A Reuters vinha tentando obter a peça, sem sucesso. David Schlesinger, editor da agência, comparou a ação dos tripulantes do helicóptero com jogadores.

Disse que os atiradores agiram “como se estivessem jogando um jogo de computador, e o seu desejo fosse obter placares altos". Horrores da guerra.

Veja o vídeo:



Colaboração J.Souza

Um comentário:

Atento disse...

Se fosse palestino atirando em americano, este seria taxado, e toda a mídia mundial divulgaria, como terrista matando inocentes. Mas como é americano matando supostos terroristas, é guerra e ponto final.