Taiadablog: Declarações de Imposto de Renda fajutas!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Declarações de Imposto de Renda fajutas!!!

Hoje pela manhã, vi este anúncio, na porta de uma loja de informática, no calçadão da Rua Capitão João Ramos, quase em frente ao Santander, e fiquei a pensar com os meus botões: isto é uma prática legal?
Pessoas despreparadas e que não pertencem ao meio contábil, podem comercializar a elaboração da Declaração de Imposto de Renda?
Eu tinha por mim que isto era uma atividade típica dos escritórios de contabilidade, que possuem profissionais com formação adequada a este tipo de atividade, não é?
Qual a garantia que se dá, se estes comerciantes, estão, de fato, preenchendo corretamente a declaração do contribuinte?
Em caso de êrro, o comerciante pode ser responsabilizado por eventuais prejuízos?
Esperamos aqui, uma palavra dos senhores responsáveis pela entidade que coordena as atividades dos escritórios contábeis da cidade, ok?

Um comentário:

Atento disse...

Oi Jc. Qualquer pessoa pode fazer o IR de um terceiro, não é necessário e nem obrigado que seja um contador ou alguém de um escritório de contabilidade. Porém, o responsável pela declaração será sempre o contribuinte, nunca o terceiro que que a declaração. Por isso deve-se ter muito cuidado na hora de entregar o "serviço" para um terceiro.Se estiver errado ou fraudulento, a Receita não quer saber de desculpas, vai autuar com multa e tudo mais que ela tem direito.